Miles Davis e Don Cheadle - Ton Pouw/Eric Charbonnea/AP

Don Cheadle aparece como Miles Davis pela primeira vez em foto; veja

Cinebiografia do trompetista agora se chama Miles Ahead e terá também Ewan McGregor no elenco

Redação Publicado em 08/07/2014, às 10h18 - Atualizado às 12h43

A semelhança física entre o ator Don Cheadle e o trompetista Miles Davis ficará escancarada no filme Miles Ahead, como pode ser visto na primeira foto da cinebiografia, divulgada pelo site da revista Entertainment Weekly. Cheadle dirige o projeto e também é coautor do roteiro.

Filme sobre Miles Davis terá Ewan McGregor e Zoe Saldana. Saiba mais.

Em junho, o ator entrou com uma campanha de financiamento coletivo no site IndieGogo com o objetivo de reunir US$ 325 mil. A meta não chegou a ser atingida, mas de acordo com o site ComingSoon, o filme sairá do papel graças à produtora Crescendo Productions.

Na entrevista à publicação, Cheadle diz que a vida de Davis foi tão rica e intensa que “poderia ser uma minissérie de dez partes”. “Miles era a estrela da própria história”, reflete o ator. Questionado se o filme é uma cinebiografia, o ator, diretor e roteirista afirma que “existem elementos que fazem dele uma cinebiografia”. “Mas, para mim, isso é algo que eu rejeito. Não estou interessado em todas as coisas que as cinebiografias tradicionais fazem. Eu quero contar uma história incrível cheia da música dele e que seja impressionista na forma como incorpora os estilos musicais e influências dele. Precisa ter isso.”

Você sabia? Jimi Hendrix convidou Paul McCartney para parceria com Miles Davis.

No vídeo publicado na campanha, o ator fala como Davis rejeitava o termo “jazz” como representante do trabalho dele. O músico preferia dizer que fazia “música social”, termo com o qual Cheadle se alinhou para dar início ao crowdfunding.

“Acho que é conveniente para este filme que a sua produção seja feita através de uma experiência social”, disse ele. O vídeo ainda traz Cheadle conversando com Erin David e Cince Wilburn, filho e sobrinho de Davis, relembrando quando o músico entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll, em 2006. Na ocasião, perguntaram a eles quem gostariam de ver dando vida ao músico e nome de Cheadle foi o primeiro da lista.

“Surpreendentemente, a vida, a paixão e criatividade de Miles nunca foram levadas para os cinemas. E o fato da família dele me escolher para fazer isso é uma honra”, disse Cheadle no site da campanha.

Iggy Pop era um grande fã de Miles Davis, sabia? Leia a nossa entrevista de capa com o músico.

A ideia é que o filme, cujo nome provisório era Kill The Trompet, foque em meados dos anos 1970, quando o músico voltou a gravar e se apresentar após um longo período ausente, lutando contra o vício em drogas. Herbie Hancock, contemporâneo de Davis, está trabalhando com Cheadle no filme, ao lado de Robert Glasper. O filme também trará Ewan McGregor como um "repórter da Rolling Stone EUA não confiável”.

Para ver o site, clique aqui. Assista ao vídeo da campanha:

cinema musica Ewan McGregor don cheadle miles davis

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein