O Radiohead já foi pirateado mais de duas milhões de vezes. Pesquisador acredita que situação é irremediável - Reprodução

"É hora de parar de ir contra a corrente"

Pesquisador afirma que o download gratuito chegou para ficar, e que gravadoras precisam parar de lutar contra a pirataria digital

Da redação Publicado em 04/08/2008, às 17h16 - Atualizado às 17h26

Em entrevista ao jornal britânico Guardian, o pesquisador Eric Garland afirmou que a pirataria digital é irreversível, e que "é hora [da indústria fonográfica] de parar de nadar contra a corrente" e permitir o download gratuito de todas as músicas lançadas.

Garland é o autor da pesquisa que descobriu que mais de duas milhões de pessoas já piratearam o álbum In Rainbows, do Radiohead, mesmo ele sendo distribuído gratuitamente pela banda em seu site oficial. Leia mais sobre o assunto aqui.

"As formas não convencionais de download são extremamente populares, e não irão desaparecer", afirma Garland, que continua: "Embora o Radiohead seja uma banda adorada, um site ilegal como o The Pirate Bay é uma marca poderosa com ótima reputação entre milhões de fãs de música".

O pesquisador explicou um dos motivos para os internautas optarem por sites piratas ao invés de downloads oficiais gratuitos é o costume em sempre utilizar meios ilegais.

Mesmo assim, Garland afirma que mesmo com a pirataria, In Rainbows foi um sucesso "por suas vendas de discos e pela turnê da banda, que continua com ingressos esgotados".

Para o pesquisador, a solução é legalizar sites de transferência de arquivos, e intensificar a publicidade, para aumentar a renda dos músicos e das gravadoras. "É como dar sorvete gratuito e colocar comerciais nas casquinhas", conclui.

pirataria

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’