Ringo Starr - AP

“É maravilhoso de verdade”, diz Ringo Starr sobre a primeira vinda ao Brasil

O baterista dos Beatles, que passa por aqui em novembro, falou sobre a turnê à Rolling Stone Brasil

Paulo Terron Publicado em 19/10/2011, às 17h34 - Atualizado às 17h50

Quase 50 anos depois do primeiro lançamento dos Beatles (e mais de 40 da separação do quarteto), Ringo Starr finalmente se apresentará no Brasil. “Estou muito, muito empolgado”, contou o baterista à Rolling Stone Brasil, por telefone, de Los Angeles. “Quero dizer, é maravilhoso de verdade.”

Starr, que completou 71 anos em julho, pisará na América do Sul pela primeira vez – ele nunca passou por aqui nem em férias – uma raridade para um artista com tantos anos de carreira. Mesmo outros dois companheiros de Beatles foram mais rápidos: George Harrison veio em 1979 para ver uma corrida de Fórmula 1 e Paul McCartney tocou no Brasil em 1989, 1993, 2010 e 2011. “Nunca estive por aí. É sempre interessante poder tocar em locais onde nunca estive. Conheço os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, a Alemanha... Mas vai ser a minha primeira vez na América do Sul, espero me divertir muito.”

Antes disso, o músico passa por um local especial para a vida dele. “Começo essa parte da turnê no México. Foi lá onde eu e a Barbara nos conhecemos”, contou, referindo-se à esposa (e Bond Girl) Barbara Bach, que ele conheceu durante as filmagens de Caveman, no começo dos anos 80. “Como estamos juntos há 30 anos, recomendo bastante uma visita a esse país”, disse, gargalhando.

Apesar de cantar sucessos dos Beatles como “Yellow Submarine” e “With a Little Help From My Friends”, o formato dos shows da All-Starr Band – a banda “mutante” que acompanha Ringo Starr desde 1989 – é bem diferentes de como as apresentações do quarteto de Liverpool costumavam ser. Na formação atual, astros como Edgar Winter e Wally Palmar (The Romantics) ganham espaço para mostrar seus maiores hits. “Eu conhecia alguns deles, outros foram indicados por amigos”, explicou Starr. “A regra é: a pessoa precisa ter tido pelo menos um sucesso nos últimos 20 anos. Faz parte do conceito da All-Starr Band.”

A turnê brasileira de Ringo Starr com a All-Starr Band começa em Porto Alegre, em 10 de novembro, seguindo depois para São Paulo (12 e 13), Rio de Janeiro (15), Belo Horizonte (16), Brasília (18) e Recife (20).

ringo-starr beatles

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein