Jack Endino - Reprodução / Facebook

Ex-produtor do Nirvana critica bandas brasileiras que cantam em inglês

"Por que em inglês? É uma pergunta simples, me ajudem a entender", escreveu Jack Endino

Redação Publicado em 24/01/2013, às 11h56 - Atualizado às 13h21

Jack Endino, produtor tarimbado por ter trabalhado com o Nirvana e toda uma geração grunge, como Soundgarden e Mudhoney, usou sua página no Facebook para desabafar sobre as bandas brasileiras que compõem e cantam em inglês, em vez do português nativo. "Bandas brasileiras!!! Por que vocês cantam em inglês? Eu não consigo entender uma palavra!", escreveu ele na última quarta-feira, 23, em caixa alta.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O produtor não é um extraterreste para a música brasileira. Só com os Titãs foram quatro discos, Titanomaquia (1993), Domingo (1994), As Dez Mais (1999) e A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana (2001). Ele também trabalhou com Nando Reis, em Para Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro (2001) e no recente Sei, no qual ele também tocou guitarra.

Seu comentário continuou: “Qual é o objetivo disso? Não dará sucesso para você fora do Brasil e não vejo como fazê-lo dentro. Sim, o Sepultura conseguiu, mas o inglês deles era excelente, as letras eram boas e eles tinham assinado com um selo de metal internacional. Quem mais fez isso? Estou realmente perplexo e intrigado com isso".

No histórico da página do Facebook de Endino é possível descobrir que ele foi abordado por uma banda brasileira chamada Noyzy, que mostrou algumas faixas para ele. A resposta foi: "A música soa bem, mas eu não consigo entender as palavras (em inglês)!", escreveu Endino.

Ao longo do dia, Endino foi alvo de críticas por parte de outros brasileiros, e respondeu: "Desculpem-me. Eu não quis deixar ninguém bravo. Não estou rindo de vocês. Obviamente não estou ouvindo as bandas certas e obviamente estou completamente errado! Mas, escutem-me, eu não entendi isso quando estava na Alemanha, em Portugal, no México ou na Itália. Parece 'estranho' para mim que uma pessoa escreva letras de rock em uma língua que não é a sua nativa. Eu gosto de português, gosto de espanhol. Mas eu nunca tentaria escrever músicas nessas línguas porque já é difícil o suficiente fazê-lo em inglês. O Brasil é gigante musicalmente. Por que inglês? É a minha única pergunta. Ajudem-me a entender".

Ainda criticado, Endino se pronunciou uma última vez sobre o assunto. "Agora não é apenas sobre o Brasil. Eu sei que o rock and roll não tem regras e você é livre para cantar em uma língua que nem todos do seu país vão entender. Mas se você não é bom naquela língua, ninguém irá entendê-lo. Estará cantando para ninguém. Como isso pode ser inteligente para a carreira de uma banda? A maioria dos grupos têm problemas suficientes em serem reconhecidos em suas próprias cidades. Se você está pensando que a sua cidade não importa e espera fazer sucesso fora do país, não esqueça que irá competir com um milhão de bandas cujo inglês é nativo, que vivem e tocam lá, enquanto você, não. Então, você não pode ser apenas 'OK', você precisar ser o melhor. Alguém precisava dizer isso, mas não o fiz muito bem. Agora estou dizendo", terminou o produtor.

Produtor critica Nirvana letras inglês português reclama jack endino bandas brasileiras

Leia também

Luísa Sonza anuncia data extra de turnê de Escândalo Íntimo em São Paulo


Tim Music Rio 2024 anuncia Djavan, Iza e mais em line-up de festival gratuita


Raven-Symoné critica internautas por atacarem a esposa Miranda Maday: ‘É desrespeitoso’


Madonna eterniza passagem pelo Brasil no Livro de Ouro do Copacabana Palace


Show de Madonna em Copacabana será reexibido no final de semana; veja como assistir


Tiroteio perto da mansão de Drake em Toronto deixa homem ferido