A cantora Assucena Assucena no clipe do grupo As Bahias e a Cozinha Mineira para "Fumaça" - Reprodução

Exclusivo: As Bahias e a Cozinha Mineira lança clipe nostálgico para “Fumaça”

O vídeo celebra o Dia Internacional da Luta da Mulher e mostra cenas dos shows do grupo intercaladas com imagens dos bastidores

Julia de Camillo Publicado em 09/03/2017, às 14h28 - Atualizado às 16h14

As Bahias e a Cozinha Mineira lança, com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, o clipe para “Fumaça”, escrita pela cantora Assucena Assucena. A faixa é o segundo single a sair do disco Mulher (2015), dando sequência a “Apologia às Virgens Mães”.

“‘Fumaça’ é uma canção na qual se deságua o braço de um rio ausente, a memória na iminência do esquecimento, mas também daquilo que poderia ter sido e não foi, ‘que à beira de um beijo seu se queimou’”, a banda define, citando parte da letra da música.

Para retratar essa temática, a diretora Carla Shah propôs um clipe gravado na estética do formato cinematográfico Super 8. “Ficamos extremamente contempladas, não necessariamente pelo conceito de vintage, mas pela nostalgia atribuída à textura granulada”, explica a banda. Segundo a diretora, o propósito “foi criar uma relação íntima com os sujeitos do filme. [O efeito Super 8] traz a sensação de lembrança e carinho ao documentar um momento específico de celebração e afirmação em um contexto em que as discussões sobre violência de gênero e racismo estão latentes”.

No vídeo, cenas das vocalistas Assucena Assucena e Raquel Virgínia e do guitarrista Rafael Acerbi no palco se mesclam a registros bem humorados dos bastidores. A produção audiovisual captura o cotidiano de forma natural, passeando entre ambientes públicos e privados. Imagens e termos associados à feminilidade são mostrados, fazendo uma sutil reivindicação política.

Não foi por coincidência que o clipe foi lançado na onda do Dia Internacional da Luta da Mulher. “É uma homenagem à nossa afetividade e uma explanação acerca da falta dela, também. Afinal, amar e ser feliz quando se é mulher-trans é extremamente político. Existe uma solidão afetiva que já acompanha a maioria de nós, a solidão dos amores não correspondidos, da negação da possibilidade de ser uma mulher possível em uma relação”, diz a banda. “Somos constantemente desumanizadas a ponto de sermos percentualmente uma das principais vítimas de assassinato no Brasil.”

Por isso, o vídeo de “Fumaça” trata do feminino de maneira espontânea, orgânica e abrangente: “Queríamos imagens que vagassem por diferentes nuances do ser mulher. A proposta deste vídeo foi mostrar que, na fumaça das diferentes camadas quando se fala de gênero, tem a massa bonita e sólida de ser quem realmente se é”, finaliza a diretora Carla Shah.

O próximo clipe de Mulher já está sendo idealizado, segundo o grupo. “Vem um próximo por aí sim, ainda esse semestre, mas ainda é segredo.”

Assista ao clipe de “Fumaça”.

musica MPB Amy Winehouse mulher clipe Gal Costa Back to Black historia Assucena Assucena Rafael Acerbi USP raquel virginia as bahias apologia às virgens mães a cozinha mineira universidade de sao paulo carla shah fflch fumaça

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein