Kid Vinil - Fernando Martins Ferreira/Divulgação

Exclusivo: Kid Vinil ganha biografia autorizada; veja capa de Um Herói do Brasil

A autoria é do jornalista Ricardo Gozzi e do músico Duca Belintani

Redação Publicado em 04/03/2015, às 15h22 - Atualizado às 17h44

Figura emblemática na construção do rock brasileiro, Kid Vinil é tema de uma biografia autorizada, denominada Um Herói do Brasil. Escrita em parceria pelo jornalista Ricardo Gozzi e pelo músico Duca Belintani, o livro já está em pré-venda e tem previsão de chegar às lojas no fim de março.

Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

Com 160 páginas, Um Herói do Brasil retrata todas as facetas de Antonio Carlos Senefonte (nome de batismo de Vinil), contando a história dele como músico e jornalista polivalente – com longa e prolífica carreira como radialista e apresentador de TV.

O livro apresenta o início da carreira de Vinil na música, com o grupo Verminose – um dos pioneiros do pós-punk no Brasil –, que mudou de nome para Magazine, no começo dos anos 1980. Com os hits “Sou Boy” e “Tic-Tic Nervoso”, a banda alcançou sucesso nacional.

Veja a capa abaixo.

Kid Vinil também teve uma influente carreira como radialista, tendo comandado diversos programas – entre eles Programa Kid Vinil, Rock Sanduíche, Rock Show, New Beat, Splish Splash e Dicas do Vinil –, nos quais apresentou em primeira mão bandas que viriam a marcar época.

Na telinha, ele passou pela TV Cultura – onde apresentou o Boca Livre e o Som Pop – e pela MTV – com o Lado B. Ele ainda trabalhou como produtor e executivo em diversas gravadoras, lançando no Brasil os catálogos de artistas como Frank Zappa, Belle & Sebastian, Guided by Voices, Meat Puppets, Yo La Tengo e Cat Power, entre outros.

Um dos autores de Kid Vinil: Um Herói do Brasil, o jornalista Ricardo Gozzi tem no currículo o livro Democracia Corintiana: a Utopia em Jogo (2002) e Velhas Virgens: 18 anos de Bar em Bar (2005). Já Duca Belintani, além de músico, é professor – tendo assinado sete livros didáticos sobre guitarra – e foi colunista de revistas dedicadas ao instrumento.

Kid Vinil: Um Herói do Brasil será lançado pela Edições Ideal.

música banda Livro biografia tv cultura mtv Programa boca frank zappa Lado B meat puppets sou boy kid vinil verminose magazine belle & sebastian ricardo gozzi rock sanduiche tic-tic nervoso um herói do brasil rock show duca belintani

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein