Red Hot volta à ativa com <i>I'm With You</i> - AP

Exclusivo: por dentro da volta do Red Hot Chili Peppers

Anthony Kiedis e Flea falam sobre o disco I'm With You, que será lançado em agosto

Por David Fricke Publicado em 08/06/2011, às 19h12

"Não há dúvida - isso é um começo", diz Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers, na primeira entrevista a respeito do novo disco da banda, I'm With You, que será lançado em 30 de agosto, pela Warner Bros. "É, o sol está nascendo aqui".

Produzido por Rick Rubin, I'm With You é o primeiro disco do quarteto de Los Angeles desde o álbum duplo Stadium Arcadium, de 2006. Com 14 faixas, o trabalho marca também a estreia do guitarrista Josh Klinghoffer, que entrou na banda em 2009, substituindo John Frusciante. O antigo guitarrista havia desempenhado papel crucial como compositor e arranjador nos maiores trabalhos da banda, incluindo Blood Sugar Sex Magik (1991) e Californication (1999). Mas, após sua saída, Kiedis e Flea tiveram "um certo pressentimento", diz o cantor. "Não estamos realmente acabados. Nós queríamos continuar com o Chili Peppers de uma maneira que pudesse complementar historicamente o que já conseguimos."

"Houve algumas conversas interessantes", continua Kiedis, "sobre tentar achar alguém que não conhecíamos, ou talvez alguém bem no nosso quintal que seria a solução perfeita". Klinghoffer, 31 anos, é um músico veterano que já tocou com Beck, PJ Harvey e Tricky, entre muitos outros. Ele também era amigo de Frusciante, tendo trabalhado em boa parte de seu projeto solo, e já havia dado suporte aos Chili Peppers durante sua última turnê mundial, tocando teclado e guitarra.

"Eu senti que tinha a experiência", diz Klinghoffer na primeira entrevista para a imprensa em sua vida, ao lado de Kiedis na casa do cantor, em Malibu. "Não houve adaptação. É apenas fazer música com pessoas que admiro e são amigas há anos."

"Josh não deixou de preencher nenhum dos requisitos", analisa Kiedis. "Sua voz é tão dominante quanto qualquer outra no álbum." Isso é literalmente verdade. Além de tocar guitarra, Klinghoffer contribuiu com teclados e vocais de apoio. Ele ainda compôs as músicas com Kiedis, Flea e o baterista Chad Smith.

O primeiro single do disco, "The Adventures of Rain Dance Maggie", é uma virada hard-pop no funk do Chili Peppers, com uma linha de baixo assustadora e um refrão com um ritmo disco marchante, influência dos Stones no fim dos anos 70. De fato, Flea relaciona a interação pulsante da banda em I'm With You - a mistura de experimentação em improvisos, os detalhes de timbres das guitarras e os ganchos claros em músicas como "The Monarchy of Roses" "Factory of Faith" and "Goodbye Hooray" - a clássicos álbuns dos Stones, como Exile on the Main St. e Tattoo You. Flea os escutou religiosamente à medida que os Chili Peppers compunham e improvisavam novas canções, entre 2009 e 2010. "É sobre um sentimento e uma canção, sobre todos compreenderem o momento da música, não apenas o refrão", afirma o baixista.

Os Chili Peppers estão ensaiando atualmente e planejam fazer uma grande turnê para promover I'm With You. "Eterna", como Flea define a maratona. "Eu sei quando fazemos coisas medíocres e quando fazemos coisas boas", diz Kiedis. "Eu mal posso esperar para sair e tocar".

red-hot-chili-peppers im-with-you anthony-kiedis

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'