- Chuck D no clipe de "State of the Union (STFU)" (Foto:Reprodução/YouTube)

'Fascismo é uma zona de conforto para quem quer deixar as coisas como estão', diz Chuck D, lenda do Public Enemy [ENTREVISTA]

Em entrevista à Rolling Stone Brasil, o rapper também falou sobre a necessidade de rebelião dos jovens

Igor Brunaldi Publicado em 17/08/2020, às 07h00

 Sem lançar nada desde 2017, o Public Enemy surpreendeu o mundo da música quando, em 19 de junho, lançou de surpresa a faixa "State Of The Union (STFU)".

E apesar do passar dos anos, o trio lendário fundado em 1985 por Chuck D e Flavor Flav mostrou que ainda tem energia de sobra para se posicionar politicamente sem medo. 

Não por acaso, o single foi lançado bem no dia em que é celebrado nos Estados Unidos o feriado de Juneteenth, ou a emancipação "final" dos escravos no país, proclamada pelo general do Exército da União Gordon Granger em 1865, no estado do Texas (quase dois anos e meio depois da proclamação oficial feita pelo presidente Abraham Licoln).

Caso a escolha da data não tenha sido o suficiente para entender a força que motivou o retorno do Public Enemy, Chuck D fez questão de deixar tudo bem explicado em entrevista concedida à Rolling Stone Brasil.

Econômico nas palavras, mas não na potência delas, o rapper falou da importância de se posicionar, mas também ressaltou o cuidado que isso exige:

"Você deve falar sobre o que sabe, e não tentar adivinhar aquilo que não sabe. Se você escreve música, é necessário entender a importância das palavras e como usá-las."

E acrescentou que "cultura une o ser humano. Ela não tem ligação com religião, partido, raça ou crença", e por isso o artista se torna, em uma sociedade que transpira ódio, uma peça essencial ao bem-estar coletivo.

Chuck D não foge de assuntos mais delicados e polêmicos, e essa postura combativa se mantém quando falamos sobre a surpreendente fortalecimento de movimentos supremacistas brancos ao redor do mundo.

"Estamos em uma época na qual jovens adultos precisam ser respeitados. O fascismo é uma zona de conforto para pessoas que querem deixar as coisas como estão ou como já foram. A energia dos jovens pode se rebelar contra isso."

Questionado sobre o que gostaria de mudar no mundo, o rapper respondeu de forma simples e direta: "Que todos pudessem falar a mesma língua".

Independente se de forma literária ou figurativa, essa resposta sumariza de forma bem direta a filosofia do MC e do Public Enemy

Assista abaixo ao clipe de "State Of The Union (STFU)".


 

música Rap política trump governo public enemy Chuck D state of the union

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'