- (Foto: Joel Bissell / Muskegon Chronicle / Via AP)

Festivais pedem para que lojas não vendam barracas como descartáveis

Para diminuir o nível de resíduos plásticos, organizadores incentivam campanha para diminuir venda de barracas como item de uso único

Redação Publicado em 12/05/2019, às 10h20 - Atualizado às 12h00

Devido ao alto nível de resíduos plásticos no Reino Unido, festivais independentes pedem para que as lojas parem de comercializar barracas como itens de uso único.

Estima-se que cerca de 250 mil barracas são abandonadas no país durante o verão, já que o público fica ansioso para voltar para casa após o encerramento dos eventos no final de semana.

Como muitas não podem ser recicladas, as barracas acabam em aterros sanitários - contribuindo com quase 900 toneladas de resíduos plásticos todos os anos.

Com o início da temporada de festivais, mais de 60 eventos independentes estão incentivando as lojas a repensar a forma de comercializar o equipamento de camping. A Associação de Festivais Independentes (AIF) diz que alguns anunciam os produtos como “barracas de festival”, o que sugere ao consumidor que só precisam usá-las uma vez.

As barracas, em média, cotém níveis de plástico equivalentes a 8.700 palhas ou 250 copos de cerveja.

A campanha "Leve sua casa para casa" cita uma pesquisa da Comp-A-Tent, que afirma que até 36% das tendas deixadas em festivais são compradas das lojas Argos ou da Tesco. A primeira oferece atualmente uma gama de opções mais baratas para os campistas. 

"Pedimos aos grandes varejistas que parem de comercializar e vender tendas e outros itens de camping essencialmente como de uso único", disse Paul Reed, CEO da empresa. 

“A mensagem aqui não é comprar uma barraca mais cara. O público do festival pode adotar uma postura positiva e reduzir a quantidade de plástico desperdiçado simplesmente levando sua barraca para casa e reutilizando-a, garantindo que não seja  um item de uso único do verão”.

Em comunicado enviado à BBC, a Argos disse: “Oferecemos uma variedade de tendas a preços variados. Todos são vendidos com uma sacola para incentivar a reutilização”.

Emily Ford, da Boomtown, falou sobre a campanha no programa Victoria Derbyshire da BBC. “Eu acho que muitas pessoas acreditam que as tendas são coletadas por uma instituição de caridade e acabam sendo usadas para o bem em outros lugares”, disse ela, “o que é um mito realmente prejudicial e perigoso"

+++ 16 histórias que todos os fãs de Beatles deveriam saber

entretenimento música notícia Festivais resíduos plásticos

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'