Omar Rodriguez-Lopez - AP

Festival do Rio 2012: Omar Rodriguez-Lopez ousa em Los Chidos

Integrante das bandas The Mars Volta e At The Drive-In fez um filme violento, ousado e apressado em apresentar sua mensagem

Paulo Gadioli, do Rio de Janeiro Publicado em 04/10/2012, às 10h27 - Atualizado às 10h37

Conhecido por seu trabalho em bandas como Mars Volta e At The Drive-In, Omar Rodriguez-Lopez aos poucos vai abraçando o cinema como forma preferida de expressão. A primeira experiência do artista foi em Sentimental Engine Slayer, assumindo a posição de diretor, roteirista, produtor e ator. Em Los Chidos, Omar dirige e escreve um roteiro que, embora por vezes fique sem foco, é violento, ousado e apressado em apresentar sua mensagem.

Tudo começa com os Chidos, uma família que possui uma borracharia à beira da estrada. Preguiçosos, eles preferem perder um cliente a levantar da cadeira. Um norte-americano que passa pelo local, porém, irá mudar tudo quando resolve viver com a família enquanto seu carro não é consertado.

Pela falta de experiência do diretor, os discursos raivosos acabam surtindo o mesmo efeito de uma criança mimada esperneando. No meio da confusão, pode até impressionar, mas poucos irão se lembrar daquilo mais tarde, pois são ideias desconexas, gritadas, sim, a pleno pulmão, mas não devidamente desenvolvidas.

Os diversos momentos gráficos, indo da escatologia até a violência crua, podem causar reação forte nos espectadores. Estes momentos agressivos são coerentes na mensagem que o diretor quer transmitir por meio de sua obra. O problema é que, quando estamos chegando a algum lugar, o foco muda, criando uma sequência infindável de pequenos momentos e discursos, alguns bons, a maioria nem tanto.

Esta pressa e agressividade em transmitir suas ideias, na verdade, é reflexo direto do que o artista mostrou em sua música. O At The Drive-In surgiu como um furacão em El Paso justamente por conta desta falta de auto-controle. Nas telas, isso não se refletiu tão bem. Omar Rodriguez-Lopez é um nome promissor, que não deve demorar a evoluir.

Quinta - 04/10/2012 - Est Sesc Rio 1 - 23h59

Sábado - 06/10/2012 - Est Vivo Gávea 1 - 19h40

Quinta - 11/10/2012 - Est Sesc Botafogo 3 – 15h40

Quinta - 11/10/2012 - Est Sesc Botafogo 3 – 21h30

Mars Volta at the drive in los chidos Sentimental Engine Slayer Omar Rodriguez-Lopez

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'