Festival Multiplicidade une Cao Guimarães e dupla O Grivo no Rio

Primeira apresentação da quinta temporada do projeto terá apresentação ao vivo de duo experimental mineiro ilustrando produções visuais do cineasta brasileiro; evento acontece no dia 28 de maio, às 19h30

Da redação Publicado em 27/05/2009, às 19h07

O Festival Multiplicidade>Imagem_Som_inusitados estreia nova temporada nesta quinta, 28, no Rio de Janeiro. Usando imagens das produções do cineasta brasileiro Cao Guimarães, o projeto trará a dupla mineira O Grivo para ilustrar musicalmente a mostra.

A única apresentação na capital carioca terá 40 minutos de duração e contará com a exibição de curtas e filmes de Guimarães - essencialmente sobre "o que não se vê, não se ouve ou não se compreende" - e com a performance ao vivo do duo formado por Marcos Moreira e Nelson Soares. Baseados no som proveniente de objetos simples, como latas velhas e copos de cristal, os dois músicos fazem improvisações em "instrumentos" criados por eles mesmos.

"A imagem e o som são dois elementos imprescindíveis para o cinema. A arte cinematográfica é mutável, e precisamos explorar os circuitos, como bienais, museus e festivais, para renovar a linguagem do cinema", afirmou o cineasta, também artista plástico, em comunicado à imprensa.

Com curadoria de Batman Zavareze, o festival tem caráter experimental e busca criar diferentes perspectivas artísticas no som e na imagem através de novas tecnologias. "O Multiplicidade serve de laboratório para os artistas e o público. Antes, via-se Cao nas telas e ouvia-se o som do O Grivo e agora a situação irá se inverter: veremos a banda em ação com o vídeo de pano de fundo", explicou o idealizador e diretor do projeto.

Entre 2005 e 2008, o Multiplicidade realizou mais de 50 apresentações, com nomes como Tom Zé, Arnaldo Antunes, Raul Mourão, Walter Alfaiate, Peter Greenaway e Chelpa Ferro. Em 2009, o projeto pode migrar para São Paulo e outras capitais brasileiras.

Festival Multiplicidade>Imagem_Som_inusitados

28 de maio, às 19h30

Oi Futuro - Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo - Rio de Janeiro

R$15

multiplicidade cao-guimaraes oi-futuro o-grivo

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae