- As Trapalhadas de Flapjack (Foto: Reprodução)

Flapjack: Como a animação cancelada resultou nos principais desenhos dos anos 2010

Com apenas três temporadas, a obra de Thurop Van Orman abriu as portas para os maiores clássicos modernos

Igor Brunaldi Publicado em 20/07/2020, às 07h00

Entre a estreia em junho de 2008, e o cancelamente em agosto de 2010, o Cartoon Network exibiu aquele que viria a ser o melhor dos desenhos subestimados e também a origem de muitas das melhores animações dos anos 2010: As Trapalhadas de Flapjack.

Apesar do total de apenas 91 episódios de 11 minutos cada, divididos em meras três temporadas, o projeto idealizada e criada pelo cartunista norte-americano Thurop Van Orman, teve um papel essencial para o mundo da animação, principalmente para a gestação das principais ideias das mentes criativas mais relevantes da atualidade.

Se você nunca assistiu a nenhum episódio sequer, não deixe o título ingênuo e a fofura do protagonista te enganarem.

As aventuras desse pequeno marinheiro de voz fina que mora e viaja dentro de uma baleia falante é carregado de temas voltados para o público adulto, escondidos embaixo de algumas camadas de interpretação que, à primeira vista, podem parecer infantis e inocentes, mas ficam progressivamente mais sombrias conforme avança a idade de quem assiste.

Isso, aliás, vai muito além das piadas no roteiro. Alguns enredos de episódios inteiros caminham mais no lado adulto do que no infantil, com elementos surrealistas e de terror intensos, que evocam instantaneamente no espectador mais velho aquele famoso pensamento de "eita, isso não é para criança".

Não seria correto chamar Flapjack de percursor desse estilo de narrativa nos desenhos animados teoricamente infantis, já que outras animações, como por exemplo Ren e Stimpy (1991), A Vida Moderna de Rocko (1992) e Coragem o Cão Covarde (1996) usaram dessa ambiguidade e profundidade temáticas muitos anos antes (em intensidades bem diferentes).

Apesar de Flapjack poder ser considerado o ponto de partida, em tom e estilo, para o surgimento de uma nova era de desenhos, o objetivo aqui não é analisar quem merece tal mérito.

Mas sim para exaltá-lo por ter contribuído de maneira definitiva para o amadurecimento criativo de artistas que trabalharam nessa obra subestimada e que deram origem a alguns dos principais clássicos modernos, como:


Hora de Aventura (2010)

Possivelmente a mais popular e certamente a mais duradoura de todas as "crias diretas".

Com um universo vasto e detalhado, linha(s) do tempo complexa(s), um enredo repleto de histórias tão divertidas quanto lindas, uma variedade assustadora de personagens cativantes e bem desenvolvidos, além de uma direção de arte impecável, o fenômeno cultural Hora de Aventura foi criado por Pendleton Ward, que trabalhou como roteirista e artista de storyboard em As Trapalhadas de Flapjack.

Exibido também pelo Cartoon Network entre abril de 2010 e setembro de 2018, a terra pós-apocalíptica de Ooo foi palco de inúmeras aventuras (protagonizadas por Finn, Jake e companhia) contadas ao longo de 10 temporadas e 283 episódios, sem contar os curtas.

Artistas que trabalharam em Hora de Aventura também criaram outras animações que sucessivamente marcaram época. Os maiores e melhores exemplos disso são Steven Universe (2013), criado pela Rebecca Sugar, e The Midnight Gospel (2020), criado pelo próprio Ward com o diretor de arte Jesse Moynihan.


Apenas Um Show (2010)

Apenas Um Show foi um desenho que cresceu lado a lado como um irmão de Hora de Aventura. Apesar de também ter atingido um sucesso notável, não chegou a gerar o mesmo impacto cultural que o irmão.

Idealizado por J. G. Quintel, diretor criativo em Flapjack, o desenho foi exibido pelo Cartoon Network entre setembro de 2010 e janeiro de 2017, com oito temporadas e um filme.

Quintel, assim como Pendleton Ward, estreou em 2020 um novo projeto chamado Close Enough, e da equipe de escritores de Apenas Um Show emergiu Owen Dennis, criador do imaginativo, emocional e amplamente aclamado Infinity Train (2019).


Gravity Falls (2012)

Assim como Hora de Aventura, esse desenho exibido pelo Disney Chanel é fruto de um ex-escritor e artista de storyboard de Flapjack.

Criado por Alex Hirsch, Gravity Falls é um daqueles casos raros de obra audiovisual que começa com o fim já em mente, e se mantém concisa e coesa até chegar nele, depois de enxutas duas temporadas quee somam 40 episódios ao todo.

Se tem uma coisa que esses números atipicamente baixos significam, é qualidade do primeiro ao último capítulo. Imersas em mistérios que envolvem ocultismo, o sobrenatural e detalhes sutis, as aventuras dos gêmeos Dipper e Mabel se tornam cada vez mais interessantes e imersivas, além de progredirem em um ritmo satisfatório. Nada de fillers por aqui.

Dana Terrance, revisora de storyboard no programa, estreou como criadora este ano, com o promissor The Owl House, também do Disney Chanel.

Ela não foi a única da equipe a lançar um projeto próprio. Matt Braly criou Amphibia, também iniciado em 2020, e também exibido pelos estúdios Disney.


O Segredo Além do Jardim (2014)

O mais curto de todos os desenhos mencionados aqui, a minissérie O Segredo Além do Jardim é uma obra prima com desenvolvimento e narrativa exemplares.

Em 10 episódio, o criador Patrick McHale conta uma história de terror e família perfeitamente balanceada para crianças e adultos, sem forçar no caráter explícito ou infantil, e também sem se preocupar demais em suavizar certas situações de tensão.

A jornada dos irmãos Wirt (dublado por Elijah Wood!)e Greg por uma floresta mal iluminada, habitada por criaturas assustadoras, aldeões com segredos obscuros e um ser misterioso que propaga a escuridão, consegue divertir e assustar espectadores de todas as idades com maestria, resultado de um tom que mistura o peso do gótico com a leveza da inocência infantil.

McHale iniciou a carreira profissional no mundo dos desenhos em Flapjack, e chegou também a fazer parte da equipe criativa de Hora de Aventura.


+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE 

hora de aventura série animação Apenas Um Show cartoon Gravity Falls desenho animado steven universe flapjack o segredo além do jardim

Leia também

Jennifer Lawrence se une a Leonardo DiCaprio em filme de Martin Scorsese


Processo de Hugh Grant contra tabloide termina com acordo


Marido de Nicki Minaj consegue permissão para viajar em liberdade condicional


Trump volta a falar sobre piada de Jimmy Kimmel no Oscar


Cowboy Carter, de Beyoncé, aumenta procura por botas nos EUA, diz pesquisa


Bill Maher critica atores que se arrependeram de trabalhar com Woody Allen: 'Bando de Maricas'