- George R. R. Martin é autor da série de livroes "As Crônicas de Gelo e Fogo" que inspirou a série de TV "Game of Thrones" (Foto: Matt Sayles)
Processo

George R. R. Martin e mais 16 escritores processam OpenAI; 'Para preservar a nossa literatura'

Ação movida contra empresa criadora do ChatGPT alega "violação de direitos autorais"

Fernanda Decaris (@ferdecaris) Publicado em 22/09/2023, às 10h20

George RR Martin processou os criadores do ChatGPT por violação de direitos autorais. O processo foi movido com mais 16 escritores alegando “roubo sistemático em grande escala” e “violações flagrantes e prejudiciais dos direitos autorais registrados dos demandantes”.

“É imperativo que paremos com este roubo ou destruiremos a nossa incrível cultura literária, que alimenta muitas outras indústrias criativas nos EUA”, disse a CEO do Authors Guild, Mary Rasenberger, num comunicado (via O Globo). 

+++LEIA MAIS: TikTok bane lives de NPC

“Grandes livros são geralmente escritos por aqueles que passam suas carreiras e, na verdade, suas vidas, aprendendo e aperfeiçoando seu ofício. Para preservar a nossa literatura, os autores devem ter a capacidade de controlar se e como os seus trabalhos são usados ​​pela IA generativa,” complementa. 

A ação movida contra a empresa argumenta que a tecnologia gerou “um esboço não autorizado e detalhado para uma prequela” de Game of Thrones, usando “os mesmos personagens dos livros escritos por Martin".

Entre os demais autores que processam a OpenAI estão John Grisham, autor de best-sellers como A firma e O cliente. David Baldacci, Sylvia Day, Jonathan Franzen e Elin Hilderbrand também fazem parte da lista.

game of thrones processo george rr martin chatgpt openai

Leia também

Mariah Carey fará show em São Paulo, segundo jornalista


Mulher que acusou Tommy Lee de agressão sexual pede arquivamento do processo


Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash


Dabney Coleman, ator de Como Eliminar Seu Chefe, morre aos 92 anos


Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'


Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos