Glastonbury rejeitou Pink Floyd

De acordo com David Gilmour, colocar a banda em um grande festival a céu aberto era um dos últimos desejos de Rick Wright, morto em setembro

Da redação Publicado em 07/10/2008, às 16h28

David Gilmour confirmou, após a entrega do Q Awards nesta segunda-feira, 5, um boato muito explorado pela imprensa britânica em junho passado, de que o Pink Floyd foi rejeitado pela organização do Glastonbury 2008. O guitarrista disse que reunir o grupo para um festival a céu aberto era um dos últimos desejos de Rick Wright, que morreu no mês passado devido a um câncer.

"Não pudemos ir por todos os tipos estranhos de razões, o que é uma tristeza", explicou o guitarrista à imprensa. Um dos melhores amigos de Wright em vida, Gilmour o convidou para ser o tecladista em seu show em Gdansk, na Polônia, que virou um CD/DVD ao vivo, lançado na última semana, possivelmente como uma última forma de homenageá-lo em vida.

A rádio BBC 6 Music procurou Emily Eavis, uma das organizadoras do festival, que confirmou a oferta de Gilmour, mas disse que ela foi de última hora - apenas a três semanas de o evento acontecer -, impossibilitando o encaixe, já que todas as principais atrações estavam definidas (Jay-Z, Kings of Leon e The Verve). "Não tínhamos nada pra fazer, a não ser chutar algum dos headliners, coisa que jamais fizemos. O Kings of Leon estava em seu melhor momento da carreira, não poderíamos dizer 'Desculpem, agora vocês não fecham mais a noite porque um grupo maior tomou seus lugares'", explicou Eavis.

Chris Martin, vocalista do Coldplay, chegou a se meter na história durante a cerimônia do Q: "Pink Floyd no Glastonbury: Não boto fé", em uma clara referência a Noel Gallagher, que chegou a afirmar "Jay-Z no Glastonbury: Não boto fé", quando o rapper foi anunciado, no começo do ano. Martin e Jay-Z gravarão uma música juntos para o novo EP de inéditas do Coldplay.

Eavis ainda explicou que quando Gilmour ofereceu a apresentação do Pink Floyd, que seria a primeira desde 1995 (além da participação no Live 8, em 2005), não contou a ninguém que Wright estava morrendo de câncer.

Glastonbury pink-floyd david-gilmour rick-wright

Leia também

Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King