Homem de Ferro 3 - Divulgação

Google anuncia que pode prever sucessos e fracassos de filmes no cinema

Com base em buscas por trailers na internet, empresa garante que consegue antecipar com 94% de precisão

Redação Publicado em 07/06/2013, às 13h00 - Atualizado às 13h24

Não há bola de cristal que possa prever se um filme terá ou não boa bilheteria nos cinemas. É possível, claro, pensar que alguns títulos de franquias como Homem de Ferro (foto) e Crepúsculo chamem atenção de bastante gente, mas nenhuma ferramenta até hoje foi tão precisa como o Google. A empresa publicou estudo que aponta que através de pesquisas na internet pode antecipar em até quatro semanas o sucesso de um título, com 94% de precisão.

O “status da franquia” e a época em que o filme é lançado são algumas variantes que entram para o cálculo da empresa. Mas o principal fator avaliado é a quantidade de buscas pelo trailer de determinado filme antes da estreia. “Ao entender como e quando os frequentadores de cinema procuram informação, os executivos da indústria têm a oportunidade de ajustar suas estratégias para conseguir maior efeito e, mais importante, convencer os espectadores de escolher seus filmes”, explica em comunicado Andrea Chen, analista de mídia e entretenimento do Google.

O estudo aponta, entre outros dados, que 48% dos frequentadores de cinema escolhem a qual filme assistir apenas na hora de comprar ingressos. Existem ainda intensas variações de comportamento dos fãs da sétima arte a depender da temporada em que se vai ao cinema – a procura por blockbusters é muito maior, por exemplo, durante o verão norte-americano.

Jennifer Prince, chefe do departamento responsável pelo estudo, deu alguns exemplos de precisão do Google em entrevista ao site da revista Wired. Em Magic Mike, por exemplo, a expectativa era de que se alcançasse entre US$ 15 e US$ 20 milhões no fim de semana de estreia. Muito se disse na internet pouco antes da estreia e o protagonista Channing Tatum ganhou holofotes, o que colocou a previsão do Google em US$ 40 milhões, US$ 1 milhão a mais do que o resultado efetivo. Em Jogos Vorazes, a empresa analisou que se tratava de uma franquia com apelo em determinados públicos e previu US$ 160 milhões, “não tão distante dos US$ 152 milhões que o filme ganhou na estreia”, apontou Prince.

Da mesma forma que pode prever sucessos, o Google afirma também conseguir determinar previamente fracassos de bilheteria. Battleship - A Batalha dos Mares tinha a missão de conseguir pelo menos US$ 40 milhões no fim de semana de abertura. Os dados do buscador apontaram para US$ 30 milhões, e o filme ficou em US$ 25, 5 milhões.

Tantas pesquisas, claro, não têm muita importância de fato aos que amam o cinema. Mas as pesquisas que estes fazem na internet podem ter de fato alguma relevância aos estúdios, que desta forma conseguem uma análise mais precisa do que vai acontecer no mercado e de como agem seus consumidores na internet.

cinema previsão google blockbuster

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae