Interface do Google Play Music para desktop - Luciana Rabassallo

Google Play Music: serviço de streaming de músicas chega ao Brasil apenas para usuários Samsung

Assinatura deve ser liberada aos demais usuários até o fim de 2014

Luciana Rabassallo Publicado em 22/09/2014, às 12h19 - Atualizado às 16h16

O Google lança nesta segunda-feira, 22, o serviço de streaming da marca no Brasil. Em parceria com a Samsung, o Google Play Music está disponível apenas para consumidores de dispositivos da empresa sul-coreana. O serviço de música por streaming é acessível para usuários que adquirirem os aparelhos Galaxy S4, família Galaxy S5 e Galaxy Tab S.

Dez maneiras inusitadas de se lançar um disco.

A compra garante seis meses de assinatura gratuita do aplicativo e, a partir do dia 1º de novembro, uma promoção de três meses grátis também será estendida para a linha Level da marca. Ainda não há uma data para que clientes de outros fabricantes de aparelhos possam assinar o serviço, mas ele deve estar disponível para o público em geral até o final de 2014.

O valor a ser cobrado pela assinatura do Google Play Music ainda não foi divulgado, bem como a data em que o serviço estará disponível para usuários que tenham smartphones e tablets de outras marcas. Segundo Ady Harley, diretor de parcerias musicais para a América Latina do Google, o preço não deve ultrapassar a média cobrada pelo mercado – os concorrentes Rdio, Spotify e Deezer cobram R$ 14,90 pela assinatura mensal.

Para diretor do Spotify, produto não “canibaliza” a indústria fonográfica.

O grande diferencial do Google Play Music é a união de três serviços: streaming de músicas, loja virtual de discos e o armazenamento em nuvem de 20 mil músicas que o usuário tenha no computador. “O Google Play Music não tem canções do Beatles, mas eu tenho uma coleção completa com todos os discos. Eu posso colocar esse conteúdo na nuvem e acessar de qualquer lugar em que eu esteja”, explicou Harley em uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo para o anuncio da parceria entre Samsung e Google.

Segundo Harley, o Google Play Music também oferece um serviço que aperfeiçoa a biblioteca de discos do usuário. “Cada assinante pode armazenar 20 mil músicas, independente do tamanho do arquivo. E, se as canções estiverem em baixa qualidade, a plataforma melhora a qualidade do áudio e busca as imagens originais dos encartes.” Além disso, o serviço também é capaz de reconhecer músicas e listas da iTunes.

“Outra novidade que o Google Play Music traz aos amantes da música no Brasil é ter uma loja à la carte própria dentro da plataforma de streaming. O usuário pode, com apenas um toque, comprar uma faixa ou um disco e ter aquele arquivo para sempre. Outra possibilidade muito interessante do sistema são os algoritmos da Google que garantem uma experiência muito personalizada e prazerosa”, afirmou Harley. Os singles e discos custarão entre R$ 2 e R$ 20, respectivamente.

No Brasil, o assinante conta com uma biblioteca de 25 milhões de músicas e parcerias com gravadoras nacionais, internacionais e selos independes. Entre os nomes anunciados estão a Sony Music, a Universal Music, a Warner, a Som Livre, o Coqueiro Verde e o Tratore. “Por exemplo, as canções ficam disponíveis em cachê para que o usuário possa acessar o conteúdo enquanto estiver no avião ou no metrô”, conta Harley. Além disso, há a possibilidade de acessar o serviço via desktop e utiliza-lo em até oito plataformas ao mesmo tempo.

Outro recurso interessantíssimo do serviço é a possibilidade de bandas e artistas independentes compartilharem seus respectivos trabalhos. "Há uma página criada exclusivamente para isso", conta Harley, antes de acrescentar: "se o músico comprovar que é o detedor dos direitos autorais pode divulgar o trabalho dele dentro da plataforma. Existe também a possibilidade do músico pagar uma pequena taxa e ter uma página dentro do Play Music". O artistas que disponibilizar as canções dele no serviço será remunerado: "são 30% para o Google e 70% para o músico ou a banda".

O Google Play Music chega ao Brasil após uma pesquisa relevar que 96% dos usuários de smartphones priorizam a música como serviço preferencial nos aparelhos. “Por isso, para entrar no mercado do brasileiro, escolhemos uma marca de grande destaque que é a Samsung. Não há uma parceria melhor do que essa. Temos o melhor hardware e serviços de entretenimento alinhados com o Google”, disse. Com o lançamento integrado no Brasil e no Uruguai, a plataforma agora opera em 45 países.

Experiência integrada:

De olho no mercado de fãs de música que consomem a arte por meio de aplicativos e smartphones, a Samsung lançou em julho de 2014 a linha Level. “A música remete a emoções do passado e é uma forma de expressão que une as pessoas”, afirmou Adriano Sampaio Silva, diretor de produtos da divisão de acessórios. “Por isso, a Samsung quer levar a melhor experiência possível ao nosso consumidor oferecendo uma linha completa para os amantes de música.”

A linha é composta por três produtos: o Level Over, Level On (fones de ouvido) e Level Box (caixa de som) Os produtos ainda permitem atender chamadas telefônicas enquanto o usuário ouve qualquer tipo de áudio. A novidade do momento é a Level Box mini, uma caixa de som que funciona via bluetooth. “Nós queremos fortalecer ainda mais a nossa marca oferecendo o melhor hardware, o melhor software e o melhor conteúdo”, explicou Silva.

O Samsung Level box mini traz alto-falante com 55mm e radiador passivo, sistema que gera som de alta definição. O aparelho também é compatível com o Samsung Level App, que oferece controle de volume, Text-to-Speech, S Voice, além do Sound Alive, tecnologia de áudio que, de forma inteligente, faz ajustes automáticos à qualidade de som por meio da análise da fonte, a fim de garantir a melhor qualidade de som. Os usuários podem ouvir até 15 horas contínuas de música graças à bateria recarregável do acessório.

O Level Box mini possui corpo metálico e é 30% mais fino que o Level Box original. Desenvolvido para melhorar a portabilidade, ele possui bateria de 1.600mAh para 25 horas de música, assim ninguém precisará se preocupar em recarregar enquanto estiver se divertindo onde quer que esteja.

lançamento musica Google Play samsung usuarios

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos