Rita Lee - Os Mutantes - Foto: Reprodução/Still

Há 45 anos, Mutantes se apresentavam no programa de Ronnie Von

Primeira performance do grupo de Rita Lee no Pequeno Mundo de Ronnie Von, em 15 de outubro de 1966, marcou o início da fase psicodélica no Brasil

Redação Publicado em 15/10/2011, às 10h04

No dia 15 de outubro de 1966, teve início a história dos Mutantes, grupo formado por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que, se não inventou, foi o responsável pela popularização da psicodelia no Brasil, durante a década de 60.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

O trio, antes chamado de O'Seis, se apresentou pela primeira vez com a alcunha que os tornou conhecidos no Pequeno Mundo de Ronnie Von, extinto programa de TV Record comandado pelo atual apresentador do Todo Seu, da TV Gazeta.

A apresentação rendeu ao grupo os primeiros sinais de reconhecimento, vindo a ser a banda de apoio de Ronnie Von no disco Ronnie Von Nº3 e gravando, no ano seguinte, o seminal Os Mutantes (1968), disco que já foi citado como influência para nomes como Kurt Cobain e Jack White, fãs declarados da sonoridade do grupo paulistano surgido no bairro da Pompeia.

Os Mutantes encerraram suas atividades em 1978, quando o único membro original da banda era Sérgio Dias. O grupo chegou a ensaiar um retorno sem Rita Lee na metade dos anos 2000, com a cantora Zélia Duncan em seu lugar e Arnaldo Baptista de volta aos teclados, mas a formação durou por poucos shows, como uma apresentação no aniversário da cidade de São Paulo em 2007, que reuniu mais de 50 mil pessoas no Parque do Ipiranga.

os-mutantes rita-lee arnaldo-baptista sergio-dias

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'