As paisagens pintadas por Hitler ganharam cores e arco-íris nas mãos dos irmãos Chapman - Reprodução

Hitler hippie

Artistas britânicos compram aquarelas pintadas pelo ditador e dão tratamento "psicodélico" às obras

Da redação Publicado em 08/06/2008, às 14h22

Os irmãos Jake e Dinos Chapman resolveram "mudar" a cara das aquarelas pintadas por Adolf Hitler. Os artistas plásticos compraram as obras de colecionadores e as recriaram: em cima das paisagens pinceladas pelo ditador nazista, os britânicos criaram pinturas com inspiração nos hippies, e montaram a exposição If Hitler Had Been a 'Hippy' How Happy Would We Be (algo como "se Hitler tivesse sido hippie o quão felizes nós seríamos").

Jake e Dino pagaram o equivalente a R$ 365 mil pelas aquarelas - e agora, querem cerca de R$ 2,1 milhões por elas, informou o website da BBC. A exposição está acontecendo na galeria White Cube, em Londres. Clique aqui para ver alguns dos quadros.

"Se o inferno existe e Hitler está nele, ele estará se revirando ao ver os quadros. Não é mais o seu trabalho, é nosso", disse Dino Chapman à BBC.

As pinturas foram originalmente feitas entre 1910 e 1913 - Hitler, antes de se tornar ditador na Alemanha, tentou entrar para a Academia de Artes Plásticas de Viena. Mas a carreira de pintor não deu certo, e o austríaco acabou dirigindo sua "força de trabalho" às idéias nazistas.

De acordo com a rede de notícias, a galeria vai fazer o que for possível para tentar impedir que neonazistas comprem as pinturas.

hitler white-cube jake-chapman dino-chapman

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais