Bruno Mars - Stephen Solon / XYZ Live / Divulgação

Hitmaker Bruno Mars mostra em São Paulo que também é showman

O músico deu peso roqueiro aos seus sucessos açucarados e ainda foi além

PAULO TERRON Publicado em 25/01/2012, às 09h04 - Atualizado às 14h09

Com cerca de 20 minutos de atraso, Bruno Mars subiu ao palco do festival Summer Soul, no Anhembi, em São Paulo, sem deixar dúvida alguma de que era o rei daquela noite de terça-feira: ele mais uma banda de oito músicos (incluindo um trio de metais e um MC) suaram em um repertório de 14 faixas composto basicamente de sucessos.

Cantando e tocando guitarra na maior parte do tempo (ele não se intimidou e fez solos competentes em vários momentos), Mars abriu a noite com “The Other Side” (de seu único disco, Doo-Wops & Hooligans, lançado em 2010) e já emendou em uma canção nunca lançada oficialmente, “Top of the World” (velha conhecida dos shows do norte-americano, sempre apresentada como “a primeira música que escrevi”).

“Billionaire”, gravada por Travie McCoy (e regravada no Brasil por Claudia Leitte, como “Famo$a”) ganhou como introdução um trecho de “Money (That’s What I Want)”, originalmente gravada por Barrett Strong na gravadora pré-Motown Tamla, em 1959. Segundo Mars, o clássico – que também teve versão dos Beatles – foi a inspiração para a composição dele.

Seguiram duas músicas rápidas, “Runaway Baby” e “Marry You”, exemplos do estilo “romântico sim, mas também sacana pegador” do músico. Mas o grande coral da plateia veio mesmo com as baladas açucaradas “Just the Way You Are” e “Talking To the Moon”, que encerraram o show.

Antes disso, porém, Bruno Mars tentou cantar um trecho de “Nothin’ on You” (composição dele para o rapper B.o.B.) para uma fã brasileira, só que a garota parecia mais preocupada em pedir o chapéu dele. Sorrindo mas impaciente, ele não perdeu a deixa: “Já sei o que vou cantar para você. Escrevi uma canção para uma garota que era exatamente assim, como você.” E mandou uma versão pesada de “Grenade”, cuja letra fala de amor não correspondido.

A semelhança entre a voz de Mars e a de Michael Jackson ficou clara durante a boa versão para “Billie Jean”, que usou a base de “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana) e terminou em citação de “Seven Nation Army” (White Stripes).

Banda entrosada, vocal afinado e uma performance exemplar no palco mostraram que Bruno Mars é um passo além no mundo do estrelato pop – além de bom compositor (ele poderia ter encaixado mais pelo menos meia dúzia de hits, escritos para outros artistas, no set), ele ainda é um performer impactante.

Saiba nos links abaixo como foram os outros shows do Summer Soul.

bruno mars summer soul

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