-

HOTLIST #15

Lançamentos brasileiros mais quentes da semana, escolhidos pela Rolling Stone Brasil

Pedro Antunes, editor-chefe Publicado em 24/07/2020, às 14h00

"É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar", assim, revisitando a música "Copo Vazio" 50 anos depois, que Gilberto Gil e Chico Buarque trazem leveza para essa essa sexta-feira, dia 24 de julho, com recorde de lançamentos.

+++ HOTLIST #14: Jadsa, Ana Vilela e Ráae, Tuyo, Maglore, Cuscobayo, Betina, Francisco, el Hombre, Rhaissa Bittar, Doctor Pheabes, Maranda, The Raulis e Nego Bala

Vamos tentar mostrar aqui o melhor que vimos nessa semana na HOTLIST, mas, olha, foi muita coisa, viu?

Temos aqui também lançamentos de Elza Soares e Flávio Renegado, Wado, Pedro Pastoriz, Rincon Sapiência, Kanduras, Luiza Brina, Ordinary John, Tuca Mei, Thunderbird, Iara Rennó, Derek, Lary, Sandro, João Klein (feat. Murilo Bispo), Murilo Sá, Dois É Par, Gustavo Fagundes, Paolo Ravley, Juliana Cortes.

Vamos à HOTLIST?

Gilberto Gil e Chico Buarque - 'Copo Vazio'

Cinquenta anos depois da composição de "Copo Vazio", Gilberto Gil e Chico Buarque revisitaram a canção que traz esperança até mesmo para os pessimistas que enxergam o copo vazio.

Chico sofria censura quando se juntou a Gil para essa canção. Pensaram na beleza do sutil. E acertaram em cheio. Bonito ouvir essa canção anos depois, com a fragilidade das vozes de ambos, gastas pelo tempo, mas ainda potentes para entregar a mensagem. [Texto: Pedro Antunes]


+++ HOTLIST #13: Kell Smith, Cidade Dormitório, Lienne, Rafa Castro, Amen Jr, Ginge, Caramelows, 1LUM3, Enio Berlota & A Nóia, BEL, Vitreaux, Octavio Cardozzo, Cat Vids, Sain, Vella, Índigos, JP e Matheus Fleming


Elza Soares e Flávio Renegado - 'Negão Negra'

Elza Soares segue nas comemorações dos 90 anos de vida em 2020. Ela mantém forte o grito de "eu quero cantar", dos versos da música "Mulher do Fim do Mundo". Aqui, ela se junta a Flávio Renegado para a gravação de "Negão Negra".

A faixa foi criada por Flávio Renegado e Gabriel Moura. "Estamos atravessando um momento chato, mas lutamos contra esse horror do preconceito racial. Para isso canto uma música que fala lindo de nossa Mãe África, uma mamãe preta. O Flávio Renegado é bom demais e pedimos atenção à letra da música: uma letra que deixo 'modernona' ao meu jeito", disse Elza.

Duas gerações, uma só luta. Esse é o terceiro single de Elza em 2020 vem depois de "Juizo Final" e "Carinhoso". [Texto: Pedro Antunes]


Wado (part. Felipe De Vas e Yo Soy Toño) - Arcos

Dessa vez com as participações de Felipe De Vas e Yo Soy Toño, Wado pincela o novo disco com o single "Arcos". Violão tenso pela gravidade das notas de base, vozes deliciosamente leves e sem percussão, a música entrega mais detalhes do álbum A Beleza que Deriva do Mundo, Mas a Ele Escapa (2020), previsto para 2020, lançado via LAB 344. Wado experimenta e acerta no alvo. [Texto: Pedro Antunes]


Pedro Pastoriz - 'Pingue-Pongue com o Abismo'

Interessantíssimo artisticamente, com muitas possibilidades estéticas, Pedro Pastoriz leva o ouvinte para visitar o novo universo onírico dele em Pingue-Pongue com o Abismo, novo disco dele.

Imprevisível, o disco (disponível nas plataformas digitais aqui) faz com que a gente não saiba o que esperar na próxima faixa, exatamente a sensação ao deixar a cabeça no travesseiro e caminhar para o mundo dos sonhos, sabe?

A banda que o acompanhava deixou de ser um quarteto, passou a ser um trio, com a chegada de Charles Tixier (produtor da Luiza Lian, entre outras funções e expressões artísticas) para a bateria.

Deliciosamente colorido, Pingue-Pongue com o Abismo é niilista também. Com uma realidade tão dura, às vezes, é melhor mergulhar nos sonhos, sabe? [Texto: Pedro Antunes]


Rincon Sapiência - 'Malícia'

"Vibração positiva e alegria são fatores essenciais, mas é também importante ter malícia
para saber que independentemente de você conseguir ascender socialmente, você continua
sendo preto, e numa estrutura racista como no Brasil, quase sempre isso não é positivo",
diz Rincon Sapiência em uma análise sobre "Malícia", a nova música do rapper, lançada nesta sexta-feira, 24, nas plataformas digitais (link aqui)

O videoclipe de "Malícia" estará disponível no canal do artista a partir das 20h, desse dia 24.

O ritmo da canção é frenético aqui, na música também produzida por Sapiência. "Mete dança com malícia", diz o refrão. Rincon político, Rincon dançante. Rincon completo. [Texto: Pedro Antunes]


Kanduras - 'Cidade-Saudade'

O EP de três faixas de nome Cidade-Saudade foi produzido durante o período de isolamento social. Por isso, há tanta uma atmosfera solitária no trio de canções da banda paulistana.

Esse trabalho vem coladinho com outro lançamento do grupo, Dístico, o álbum cheio deles, de abril. E soa como aquele típico lado B da era dos álbuns em vinil. Mais sombrio e soturno, enquanto Dístico (o lado A), há uma estética mais solar com sopros.

Kanduras funciona bem, nos arranjos quentes ou frios. [Texto: Pedro Antunes]


Luiza Brina (part. Josyara) - 'Oração 12'

Luiza Brina e Josyara, duas das artistas mais fundamentais para se entender o que é a música brasileira contemporânea a partir dos anos 2010, unem forças nessa oração em forma de canção criada por Luiza Brina (e disponível nas plataformas digitais aqui).

Violões dedilhados, rítmicos e viciantes, vozes que se entrelaçam por diferentes potências, "Oração 12" é um poderoso tratado sobre entender o que é o mundo hoje, diante da escuridão que é a pandemia do novo coronavírus.

A canção antecede o primeiro EP de Luiza Brina, acostumada aos discos (inclusive, ouça o álbum Tenho Saudade Mas Já Passou, do ano passado, que é lindo também). [Texto: Pedro Antunes]


Ordinary John - 'Por Essa Noite'

Novo vício musical é "Por Essa Noite", primeira experiência Ordinary John (persona artística de João Figueiroa) por letras em português, é absolutamente deliciosa. Sintetizadores, voz melancólica entorpecida de reverbs, corações partidos e um refrão que explode em cores.

Figura dessa cena de badroom pop (pop feito no quarto, sacou?), Ordinary John já era um nome a ser seguido. A experimentação com letras em português, sugerida por Lucas Silveira (novamente ele citado aqui, o nosso rei do emo brasileiro), fez bem ao processo de criação de Figueiroa. [Texto: Pedro Antunes]


Tuca Mei - 'Quer Me Amar (Mergulhar)'

Depois do single "Bem Mulher (Ela Vem do Mar)", Tuca Mei segue a explorar sonoridades e estéticas com o novíssimo single, "Quer Me Amar (Mergulhar)", mais uma música que dialoga com o poder do feminino e sobre o amor.

Poderosa, a faixa fala sobre desejo. Sentir-se desejada. Novamente ela traz uma metáfora da água, agora com o "mergulhar", o que funciona dentro desse sentimento de renovação. "Às vezes, estou solar, mas por vezes lunar como 'Quer Me Amar (Mergulhar)'", diz Tuca Mei. [Texto: Pedro Antunes]


Thunderbird - 'Insuportável'

Artista multiplataforma, Thunderbird é apresentador, VJ, youtuber, radialista, podcaster, autor do livro Contos de Thunder e músico. O novo single, "Insuportável" detalha a experiência de Thunder como artista solo.

Bastante direta e com uma construção de riff de baixo crescente, um blues meio robótico, "Insuportável" (disponível nas plataformas digitais aqui) apresenta vozes dobradas de Thunderbird. "Às vezes, estamos sós, mas a partir de tuas pessoas já podemos nos configurar numa pequena minoria de vândalos", diz o artista, em referência ao vindouro álbum dele, Pequena Minoria de Vândalos. [Texto: Pedro Antunes]


Iara Rennó - 'Afrodisíaca - Capítulo I'

A primeira parte do projeto Afrodisíaca, de Iara Rennó, é intensamente experimental, vozes, histórias, ruídos. "Opereta serial sensorial sinestésica e intersemiótica, que me roça a pele e me eriça os poucos pelos", conta ela em um post no Instagram.

É um lançamento que pode ser o que o ouvinte quiser, é música ou poesia, ou ambos. Libido e prazer são tratados de forma contemporânea, apesar das da capa de Afrodisíaca não ter sido aceita pelas plataformas de streaming. Vamos mostrar que nossa libido pode mais. Nosso fogo é de vida, não de morte", escreveu Iara.

O Capítulo I de Afrodisíaca está disponível nas plataformas digitais e pode ser acessado aqui[Texto: Pedro Antunes]


Derek - Menah

Sombrio e lascivo, Derek lança Menah como parte de uma construção de identidade estética sem o Recayd Mob, grupo integrado por ele ao lado de Dfideliz, Jé Santiago e MC Igu. Voz camuflada, grave pesadíssimo, sirenes e sons de disparos à noite. Soa perigoso, sem medo. E isso é ótimo. [Texto: Pedro Antunes]


Lary - 'Minha Bed'

Coração partido? Na verdade, não. Lary, nome desse criativo novo dance pop brasileiro, faz uma canção de término sem cair na melancolia. "Minha Bed" brinca com a sonoridade das palavras "bad" (mal) e "bed" (cama) para mostrar como superou o ex-mozão. "Eu to na bed com um amigo seu", canta ela.

"Retrata o fim de uma relação inspirada em coisas que já vivi, dessa vez com um tom a mais de deboche e superação", conta Lary. "Minha Bed" (disponível nas plataformas digitais aqui) é ótima para encaminhar para quem seja ex-chush. [Texto: Pedro Antunes]


Sandro - "Tumdum e Dance"

Simples e viciante, "Tumdum e Dance" é o novo som do Sandro, artista que vem da "graxa" e , agora, dedicada esse single à turma dos profissionais da música que trabalham nos bastidores para que o show possa rolar.

"Tumdum e Dance" tem, no clipe, essas pessoas dançando o ritmo gostosinho da música, cuja ideia é fortalecer o projeto solidário Backstage Invisível, cuja ideia é ajudar quem faz a música acontecer no dia a dia e que, com a pandemia, estão sem trampo (mais infos aqui). [Texto: Pedro Antunes]


João Klein (feat. Murilo Bispo) - 'Nada é Pra Sempre'

João Klein compôs "Nada é Pra Sempre" diante de notícias sobre casos de depressão no Brasil. "Escuta essa canção e acalma o coração", diz um trecho da canção.

Na música (disponível nas plataformas digitais aqui), Klein tem a companhia de Murilo Bispo, artista que como ele vem de uma cena de pop delicado e acalentador da nova novíssima música brasileira. "Nada pode ser maior do que você", diz outro trecho poderoso da canção. [Texto: Pedro Antunes]


Murilo Sá - 'Previsão do Tempo'

Entre o otimismo ou a ironia (possivelmente os dois, o que é melhor ainda!), Murilo Sá prevê a "mudança no tempo depois que a tormenta passar" no single viajante "Previsão do Tempo" (disponível nas plataformas de streaming aqui).

Com guitarras vem fluídas, quase líquidas, a canção foi inteira criada dentro desse período de isolamento social e sucede o disco Fossanova, o terceiro da carreira dele, lançado por ele em 2018. Dá até vontade de correr para abrir a janela para esperar essa brisa otimista chegar. [Texto: Pedro Antunes]


Dois É Par - "Dança"

Dias depois da chegada do single, o duo Dois É Par lança o clipe de "Dança" e fazem um convite: "Dança comigo nesse caos". "Dança" (disponível nas plataformas digitais aqui) cresce ao longo dos quase 3 minutos de duração. Quando chega ao final, o convite de Larissa Muniz e Jefté Salles já parece irresistível.

No clipe, lançado nesta quinta, dia 23, coube à bailarina Mayara Rosa representar as angústias desses versos criados dentro do período de quarentena para o audiovisual. A direção e edição do clipe é de Leonardo Stefanini. [Texto: Pedro Antunes]


Gustavo Fagundes - 'Escuta o Meu Tom'

Good vibes e com razão. "Escuta o Meu Tom" reverbera o sentimento de conhecer um novo amor porque foi exatamente o que Gustavo Fagundes viveu durante essa quarentena. A faixa, criada com Dougie Ribeiro e Pablo Cândido, estava inacabada até o período de isolamento social.

"Escuta o Meu Tom" (disponível nas plataformas digitais aqui) é leve, tem som de passarinhos e declarações ultra-românticas. Que delícia que é amar, não é? [Texto: Pedro Antunes]


Paolo Ravley - 'Lado B'

Pop popíssimo com sintetizadores e brilhos, Paolo Ravley lança o EP "Lado B", o segundo registro dele.

"A ideia era unir os sons brasileiros com a minha vivência da cena europeia, mais especificamente dentro da música eletrônica. Eu queria esse equilíbrio e me inspirei muito em nomes como Jaloo, Duda Beat, Silva e Davi Sabbag", diz Paolo, que vive há 15 anos entre Brasil e França. [Texto: Pedro Antunes]


Juliana Cortes (feat. Pedro Luís) - "Cores do Fogo"

"A cor do fogo me hipnotizou", diz a letra de Pedro Luís de "Cores do Fogo", em trecho cantado apenas por Juliana Cortes. A música, gravada por ambos para o disco dela, representa mudança de planos, já que ela integrava o disco Álbum 3, adiado por conta do período de pandemia.

"Convidei o Pedro Luís para compor uma canção e nossas memórias se cruzaram nos incêndios do Ed. Wilson Paes e do Museu Nacional. Foi a primeira canção que escolhi para o disco e foi ela que deu o tom crítico para a maioria das canções do repertório", conta Juliana.

Embora seja a canção que tenha dado o tom crítico ao disco ainda sem data de lançamento, sozinha como single a música é igualmente poderosa. Hipnotizante. [Texto: Pedro Antunes]

 

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada