Bling Ring: A Gangue de Hollywood -

The Bling Ring – A Gangue de Hollywood é um videoclipe bem-ajambrado para retratar o atual reinado da superficialidade

Sofia Coppola mostra a história dos adolescentes que roubavam casas de celebridades de forma fiel ao artigo que serviu de inspiração para o filme, mas sem o contexto complexo envolvido no caso

Stella Rodrigues Publicado em 16/08/2013, às 09h31 - Atualizado às 16h59

Talvez faça parte de um plano de metalinguagem maior, mas a impressão final deixada por The Bling Ring – A Gangue de Hollywood é de um retrato muito bem vestido, mas tão vazio de comentário social quanto a juventude obcecada por fama que Sofia Coppola retrata. Vazio no sentido de que, enquanto a diretora faz um trabalho excelente de recriar visualmente o ambiente de luxo, fama, riqueza e lifestyle que cerca os protagonistas, o vazio das ambições desses jovens reflete em um filme vazio na forma como conta a história, parecendo um retrato superficial. Tudo lembra um videoclipe pop: os cortes, “glamour shots”, belas moças dançando e desfilando em câmera lenta, declarações de reflexão duvidosa, um esbanjamento desavergonhado de fortunas, tudo isso intercalado com cenas que, de fato, desenvolvem a trama.

É um bom filme com uma boa história: um grupo de adolescentes de Calabasas, região abastada da Califórnia, resolve começar a roubar casas de celebridades com o apoio dos abundantes sites de fofoca que informam a todo momento onde e com quem estão os famosos. Mas não há qualquer justificativa mais convencional para os atos criminosos – eles, a princípio, não vendem as roupas e não estão em busca de objetos mais fáceis de trocar por lucro. A ideia mais sólida é a de usar a roupa da Paris Hilton/Lindsay Lohan/Megan Fox para ser essas pessoas. Ricas, famosas, bonitas, admiradas e com acesso a qualquer item de moda que elas possam querer. O núcleo principal do grupo é formado por Marc (Israel Broussard), que serve como uma espécie de compasso moral e fio condutor da história; Katie (Rebecca), a “líder da quadrilha”, uma garota louca por moda e filha de orientais aparentemente rígidos, mas ausentes; e Nicki (Emma Watson, o único rosto mais reconhecível do elenco, o que foi uma escolha interessante), uma garota cínica e interessada apenas em se divertir, filha de uma ex-modelo que atua como a típica mãe de miss. Todos jovens, bonitos, alguns com famílias perfeitamente estruturadas, o que os torna um bando com a homogeneidade necessária para que a coisa toda funcione, mas com questões pessoais variadas o suficiente (abandono dos pais, dificuldade em aceitar a homossexualidade) para que surjam os problemas.

De Lolita a Alex de Large, os desajustes da adolescência e a inaptidão da sociedade para lidar com eles já rendeu muitos livros e filmes memoráveis, com histórias reais e fictícias de descompensação psicológica muito mais aterrorizantes do que a dos jovens perdidos que vêem na fama um objetivo final de vida a ser conquistado. O grande trunfo do livro de Nancy Jo Sales – que escreveu o artigo Os Suspeitos Usavam Louboutins e, posteriormente, o desenvolveu no livro The Bling Ring – é que a autora vai fundo em pesquisas e análises de comportamento que destrincham e explicam as personalidades de Alexis, Nick e Rachel (os nomes reais de Nicki, Marc e Katie, respectivamente) e toda a cultura de obsessão à fama em que eles estão inseridos. É claro que livro e filme são veículos diferentes, com intenções e tamanhos diferentes. Mas talvez seja justamente na tentativa de ser quase 100% fiel ao livro que deixe o longa mais verídico, mas menos penetrante e mais pobre do que poderia ser em termos de verossimilhança. A base da estrutura é de: trecho de conversa sobre fama, seguida de sequência de assalto, seguida de cena de “estilo de vida dos ricos e famosos” (festas, música alta, drogas, roupas). Há duas partes no filme que não constam no livro e estas fazem um ótimo trabalho de estabelecer as personalidades e intenções dos protagonistas, mais do que alguns diálogos tirados literalmente da pesquisa de Sales, à qual Coppola teve acesso na íntegra.

cinema Paris Hilton emma watson Sofia Coppola Lindsay Lohan megan fox Rachel Bilson louboutin nancy jo sales the bling ring a gangue de hollywood

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein