Isto É Spinal Tap (This Is Spinal Tap, 1984) - Reprodução

Rob Reiner fala sobre como a vida imitou a arte depois do lançamento do "mockumentário" Isto é Spinal Tap

Comemoração dos 30 anos do filme ganhou versão expandida e entrevistas; veja um trecho

Rolling Stone EUA Publicado em 16/03/2014, às 10h49 - Atualizado às 12h24

O satírico "rockumentário" de 1984 Isto é Spinal Tap completou 30 anos, e como comemoração, o filme vai ganhar um relançamento especial em aplicativo para um iPad chamado YEAH!. Fãs e novos apreciadores poderão assistir à versão especial do filme de graça até 11 de abril, junto a novas entrevistas e extras que oferecem uma visão mais próxima de como o diretor Rob Reiner e elenco fizeram um filme que era qualquer coisa menos “um sanduíche de merda”.

Galeria: Os 15 tipos de videoclipe mais anos 80.

São entrevistas com Reiner, o ator Fred Willard e um roqueiro de verdade, Paul Shortino, que cantou no Quiet Riot e no Rough Cutt, e tocou “Duke Fame” em Isto é Spinal Tap. Também estão inclusos comentários de Jack Black, Brian Johnson, frontman do AC/DC, Dave Navarro, do Jane’s Addiction, Dave Mustaine, do Megadeath, Billy Corgan, do Smashing Pumpkins, Mike McCready, do Pearl Jam e mais.

Em um clipe da entrevista de Reiner, o diretor relembra como a vida imitou a arte em alguns casos, depois do lançamento do filme, já que ele o escreveu de maneira tão realista. “Tentamos pensar em todas aquelas coisas que dão errado em turnês”, ele diz (assista abaixo).

Natal Metaleiro - Spinal Tap

Um caso, segundo ele, é o de um integrante de uma banda de rock mais leve, popular nos anos 1980, que realmente morreu em um “bizarro acidente de jardinagem” – passando spray inseticida em seu jardim – no começo dos anos 1990. “É o tipo de coisa que não dá para inventar”, ele diz. “É simplesmente bizarro”. E outro é como uma das bandas fundadoras do heavy metal, o Black Sabbath, alegou que os produtores do filme roubaram a ideia de fazer uma turnê com o tema Stonehenge (monumento de pedras alinhadas conhecido como “círculo de pedras britânico”). “Eles ficaram furiosos”, ele relembra. “Disseram: ‘eles roubaram da gente’. Sendo que demorou dois anos para fazer o filme. Eles acharam que nós, filmamos, editamos e o filme chegou aos cinemas em duas semanas”.

A versão YEAH! do filme traz entre 400 e 500 "novidades", entre trívias e extras, contadas cena a cena. Quem estiver assistindo pode desativar o conteúdo extra se quiser.

cinema black sabbath Brian Johnson 30 anos dave mustaine jack black Dave Navarro jane's addiction rob reiner ipad Fred Willard megadeath yeah! isto é spinal trap quiet riot rough cutt stonehenge rockumentário paul shortino duke fame

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'