Pedro Pascal e Boyd Holbrook interpretam agentes da DEA em <i>Narcos</i> - Daniel Daza

Narcos: atores da série falam sobre os desafios em reconstruir a história de Pablo Escobar

Com direção do brasileiro José Padilha, produção chega à Netflix nesta sexta-feira, 28

Thiago Neves Publicado em 27/08/2015, às 11h42 - Atualizado às 14h57

Transformar um acontecimento real em ficção é uma tarefa desafiadora e perigosa. Reconstituir a perseguição a um dos maiores narcotraficantes de todos os tempo é “como andar em uma corda bamba", confessa a atriz mexicana Stephanie Sigman (The Bridge). "Há riscos de todos os lados, por isso é preciso se manter fiel a um conceito”, completa a interprete de Valeria Velez, personagem inspirada na jornalista Virginia Vallejo, uma das maiores especialistas no tema e ex-amante de Escobar.

Wagner Moura fala sobre novo filme, a carreira em Hollywood e o futuro distante das novelas.

Individualmente, o trabalho de Stephanie também é instigante. Apesar de o nome de incendiária jornalista colombiana ter sido trocado por um título fictício, a atriz precisou se pautar na personalidade de Virginia Vallejo para criar seu personagem. “Por questões legais não usamos o nome dela. Eu achei bom, é um peso a menos”, brinca a mexicana. “A obra de Valeria Velez, além de extensa, é muito acessível, o que foi de enorme ajuda. Através dos artigos e livros dela tentei elaborar um personagem que expressasse a dúbia relação que ela manteve com o narcotráfico. Ao mesmo tempo em que ela condena o poder do cartel de drogas, esteve bem próxima a um dos pilares dele, que era Pablo”, conta Virginia.

Galeria - Brasileiros em Hollywood.

Pablo Escobar morreu em 1993, portanto, a proximidade histórica entre os acontecimentos e a produção da série fez com que muitos dos reais personagens possam acompanhar a elaboração de Narcos. Assim como Virginia Vallejo, que ainda é viva, Steve Murphy, interpretado Boyd Holbrook (Garota Exemplar), teve a oportunidade de se ver representado na TV. “Steve é um cara espetacular, ele se demonstrou disponível em todos os momentos. Conversar com ele foi parte fundamental da elaboração do personagem”, relata Holbrook.

Exclusivo: visitamos o set de Narcos, série protagonizada pelo brasileiro Wagner Moura.

“Ele é uma lenda dentro do DEA, mas a série trabalha justamente nessa linha tênue. Claro que o contexto de perseguição de um criminoso é muito atrativo ao público, mas também é fácil ser maniqueísta”, explica o ator. Apesar de Narcos retratar as investigações que culminaram na prisão de Escobar, Holbrook reitera um fato curioso que o diretor José Padilha expôs durante as filmagens. “Não queremos exaltar a violência. O Padilha é quase obsessivo sobre essa questão. Ele não quer que o seriado seja com o filme Tropa de Elite. A luta contra as drogas nunca funcionou. Nós sabemos disso, o governo sabe disso e ainda falta amadurecimento para esse debate, mas Narcos não é um elogio ao combate armado. A repressão policial é tão horrível quanto o próprio narcotráfico”.

Elogios ao cineasta brasileiro também foram proferidos por Stephanie Sigman, que enalteceu o estilo de Padilha: “Ele é um artista mundial, a naturalidade com a qual ele coordena o set é algo muito bom para os atores. Foi prazer trabalhar com ele”.

Pablo e a soberania do narcotráfico na América Latina durante os anos 1980 serão retratados nos dez episódios da trama, todos eles disponíveis mundialmente pela Netflix a partir da próxima sexta, 28.

Wagner Moura é capa da edição 108 (agosto/2015) da Rolling Stone Brasil, leia mais sobre a participação do ator brasileiro aqui.

entretenimento netflix Johnny Depp pedro pascal wagner moura narcos bogota Eric Newman pablo escobar magico dea quantico chris brancato cartel steve murphy pachanga andre mattos jose padilha pagamento final medellin

Leia também

50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'


Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos