- (Foto: Reprodução/A24)

Indicação de Minari a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro causa polêmica; entenda

Essencialmente norte-americano, longa foi classificado como estrangeiro

Redação Publicado em 28/12/2020, às 14h45

Minari, aclamado pela crítica e uma dos lançamentos favoritos do ano, foi alvo de polêmica por indicação no Globo de Ouro. O filme conta a história de uma família coreana que se muda para o interior do Arkansas em busca do sonho americano, e foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Globo de Ouro.

O motivo da polêmica foi a natureza da indicação, que impossibilita que o filme também seja indicado para Melhor Filme, segundo diretrizes do Globo de Ouro. Apesar dos diálogos serem majoritariamente coreanos, Minari é um filme norte-americano: produzido pelo estúdio A24, escrito e dirigido pelo norte-americano Lee Isaac Chung, filmado nos Estados Unidos e estrelado pelo ator Steven Yeun (descendente de coreanos e norte-americanos).

+++LEIA MAIS: 5 filmes coreanos horripilantes para assistir - incluindo ‘Parasita’

Conforme apurado pelo The Los Angeles Times, as regras da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood classificam um filme como produção estrangeira se o mesmo tiver mais de 50% dos diálogos em língua diferente do inglês. A Associação confirmou a indicação de Minari na categoria de Melhor Filme Estrangeiro na última terça-feira (22/12), gerando debates.

Filmes como Bastardos Inglórios, Me Chame Pelo Seu Nome e Babel concorreram na categoria principal da premiação, ainda que possuíssem diálogos em outras línguas. A diretora Lulu Wang comentou sobre a indicação nas redes sociais: “Eu não vi um filme mais americano do que Minari este ano. É a história de uma família de imigrantes nos Estados Unidos, buscando o sonho americano. Nós precisamos mudar essas regras antiquadas que dizem que na América só se fala inglês.”

+++LEIA MAIS: Os 10 filmes mais buscados pelos brasileiros no Google em 2020: De Pantera Negra a Parasita

Após Parasita fazer história no Oscar como o primeiro filme em língua não inglesa a ganhar a categoria principal da premiação, Minari ainda pode concorrer a Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, já que a regra não se aplica à premiação.


+++ CYNTHIA LUZ: 'A GENTE PRECISA OUVIR A VOZ DAS PESSOAS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

filme cinema notícias indicação globo de ouro minari golden globes

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'