O Amante da Rainha - Reprodução

Oscar 2013: indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, O Amante da Rainha estreia no Brasil nesta sexta, 8

O caminho da Dinamarca das trevas para a luz no século 18 é narrado nesse romance histórico com tintas de ficção

Stella Rodrigues Publicado em 08/02/2013, às 12h36 - Atualizado em 19/02/2013, às 13h01

A ideia do filme de época visualmente belo, de figurinos e fotografia deslumbrantes, porém de roteiro potencialmente tedioso e pouco exato não condiz com O Amante da Rainha, que estreia no Brasil nesta sexta, 8. A base da história deste indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro é o casamento da jovem princesa britânica Carolina Matilde (Alicia Vikander) com o rei insano da Dinamarca, Cristiano VII (Mikkel Boe Følsgaard), o que a leva a viver infeliz em um país extremamente atrasado intelectualmente, dominado pela censura e com uma realeza absolutamente sujeita à religião. A vida dela muda quando se apaixona pelo amante indicado no título, o médico da realeza Struensee (Mads Mikkelsen), um homem de ideais iluministas. Dosando romance, história e revolução social e política, o filme dirigido por Nikolaj Arcel narra os acontecimentos que se deram em todas essas frentes e mudaram o rumo da Dinamarca.

Há momentos do filme em que uma mente desconfiada pode suspeitar da exatidão histórica dos acontecimentos, contados pelo ponto de vista da rainha e com nuances romantizadas e idealizadas. Isso talvez seja justificado pela escolha dos livros que inspiraram, oficial e não oficialmente, o roteiro de Rasmus Heisterberg e Nikolaj Arcel (dupla que adaptou o original Os Homens Que Não Amavam As Mulheres): o romance erótico Prinsesse af Blodet, de Bodil Steensen-Leth, que conta a vida de Carolina, e The Visit of the Royal Physician, de Per Olov Enquist, que traça uma visão do médico como um promotor idealista da liberdade de expressão. Este último aponta ainda toda a ironia que há em a própria rainha ser quem começa a sabotar a corte para libertar o povo da opressão da realeza.

A mudança de valores se mostra conturbada, como não poderia deixar de ser. O povo tem dificuldade em alcançar o status de liberdade; a razão sofre para quebrar barreiras em um mundo de conceitos profundamente arraigados na igreja; e a insanidade clínica do rei – que não podia ser diagnosticada apropriadamente na época, mas que foi captada pelo médico Struensee, mesmo que de forma rudimentar – faz dele um ser fundamentalmente ingênuo, característica que é usada como instrumento de manipulação pelos dois lados. A corte tenta convencer o rei instável (a partir dos relatos da época, hoje acredita-se que ele era acometido por alguma espécie de esquizofrenia) de que sua esposa e o médico, que ele idolatra, são o inimigo. Enquanto isso, estes usam o respeito e o carinho que o rei sente por Struensee para subjugar o conselho real e mudar as leis à maneira aprendida nos livros de Locke, Russeau e outros intelectuais proibidos na Dinamarca. Escondidos, Carolina e Struensee liam e debatiam essas obras – que também serviram de estímulo para aflorar o romance igualmente proibido entre rainha e doutor.

oscar dinamarca os homens que não amavam as mulheres O Amante da Rainha Nikolaj Arcel

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada