CENTRADO Phoenix está acostumado à solidão - MICHAEL KOVAC/WIREIMAGE

Indicado ao Oscar no ano passado, Joaquin Phoenix agora é elogiado por papel no filme Ela

"Theodore representa o que muitos homens sentem na vida, mas não o que os homens dos filmes sentem", diz sobre o personagem

Mariane Morisawa Publicado em 14/02/2014, às 14h33 - Atualizado às 15h14

Cinco anos atrás, Joaquin Phoenix apareceu barbudo no programa do apresentador David Letterman, dizendo que ia abandonar a carreira no cinema para se tornar rapper – e, assim, fez todo mundo acreditar que ele havia enlouquecido. Em 2010, Phoenix revelou que tudo fazia parte de um personagem criado para o documentário encenado I’m Still Here, e muitos pensaram que ele estava acabado – quem ousa fazer uma brincadeira dessas com Hollywood? Mas depois disso, o ator de 39 anos foi indicado ao Oscar pelo papel em O Mestre, de Paul Thomas Anderson, e agora está sendo elogiado por Ela (que estreia nesta sexta, 7, no Brasil), de Spike Jonze. O ator interpreta o solitário e sensível Theodore, que se apaixona por um sistema operacional autodenominado Samantha (voz de Scarlett Johansson). Fã de MMA, Phoenix exalta o lado feminino do personagem, e diz que, assim como Theodore, consegue muito bem viver sozinho.

Oscar 2014: conheça os indicados na categoria Melhor Filme.

Samantha usa muito a música para mostrar como está se sentindo. Você faz isso?

No trabalho, já fiz algumas vezes. Ocasionalmente o diretor toca alguma música para criar uma atmosfera, porque a música é uma ferramenta emocional poderosa que transcende até os idiomas.

Você é fã de música?

Sim. Mas eu passo por algumas fases. Quando era mais novo, eu comprava um disco, sentava e ficava lá, ouvindo – devorando, na verdade. E não faço isso há um bom tempo.

Aquele personagem rapper de I’m Still Here refletia algum desejo secreto de ser rapper?

Não tenho essa vontade, porque sei que não é algo que eu poderia fazer. Escolhi ser rapper no filme porque tinha algum conhecimento, então durante uma entrevista eu podia falar sobre produtores e DJs. Não teve nada a ver com um desejo de ser rapper. Talvez eu quisesse aos 13 anos de idade.

Acha que é um ator melhor depois dessa experiência?

Não sei se estou melhor... mas com certeza muita coisa mudou para mim. O processo foi uma antítese da maior parte dos filmes. Hoje vejo como um tremendo luxo ter várias tomadas para alcançar o resultado desejado. Em I’m Still Here, às vezes fazíamos coisas em público e era uma chance só de acertar. Mas foi muito bom ficar concentrado, me manter no personagem sob quaisquer circunstâncias.

Oscar 2014: conheça os indicados na categoria Melhor Canção Original.

Ficou com medo de arruinar sua carreira?

Claro! Claro! [risos] Não fiquei com medo de não ter uma carreira, mas de não ter a carreira que eu queria. Acabei tendo sorte, porque Paul Thomas Anderson e Spike Jonze me ligaram. Foi um sonho.

Ela fala sobre relacionamentos, mas também foca bastante na solidão Você consegue lidar bem com a solidão?

Sim. Todo mundo precisa de outras pessoas, somos animais coletivos, precisamos de contato humano. Mas fico bem sozinho também. Sempre fiquei só, desde muito jovem. Ia fazer filmes em lugares distantes e passava longos períodos em um quarto de hotel, estudando. Estou acostumado.

O personagem que você fez em Ela é descrito como um homem de alma feminina. Identifica-se com isso?

Nunca senti que tinha de me comportar como machão, nunca tive esse tipo de insegurança. Theodore representa o que muitos homens sentem na vida, mas não o que os homens dos filmes sentem. Foi interessante ver um personagem que mostra o lado sensível e é comunicativo, qualidades que normalmente não são atribuídas aos homens nos filmes.

É verdade que gosta de MMA?

Sim, gosto.

E isso é algo muito masculino, não?

Sim, mas não é por causa disso que gosto. Fiquei fã depois que um amigo começou a falar de artes marciais, do lado mais técnico mesmo. Quando você começa a acompanhar e vê as lutas desses grandes atletas, é impressionante. Fica bonito. Gosto de coisas em que as pessoas são extremamente focadas. É algo muito forte quando eles estão só se encarando. É corajoso se sujeitar a ser nocauteado na frente de milhares de pessoas e ainda levantar e abraçar o oponente depois.

Coleção inspirada em Ela, de Spike Jonze, está à venda nos Estados Unidos.

Quais são seus lutadores favoritos?

Sempre gostei do Lyoto Machida. Também me lembro de assistir à primeira luta de Jon Jones e era como ver Michael Jordan pela primeira vez. José Aldo também é incrível. Soube que os brasileiros vão duro até nos treinos. Eu é que não quero me meter com os brasileiros! [risos]

oscar cinema Joaquin Phoenix Scarlett Johansson Samantha michael jordan David Letterman Spike Jonze Paul Thomas Anderson o mestre ela theodore MMA jose aldo lyoto machida im still here

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada