Gabriel García Márquez em 2007: mais uma obra do autor chegará aos cinemas - AP

Irmão de Gabriel García Márquez confirma que escritor sofre de senilidade

O autor de clássicos como Cem Anos de Solidão tem 85 anos e está bem fisicamente, segundo seu irmão, mas tem tido problemas de memória

Redação Publicado em 06/07/2012, às 17h54 - Atualizado às 17h56

O escritor colombiano Gabriel García Márquez, que está com 85 anos, sofre de demência senil, afirmou seu irmão Jaime García Márquez . De acordo com Jaime, ele "ainda conserva o humor, a alegria e o entusiasmo que sempre teve. Do ponto de vista físico ele está bem, embora já tenha alguns conflitos de memória”. As informações são da agência EFE.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A declaração foi feita durante um encontro com participantes do programa cultural Ruta Quetzal BBVA, em Cartagena. Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura, tem problemas de saúde decorrentes de um câncer linfático que enfrentou em 1999. “A quimioterapia salvou sua vida, mas também acabou com muitos neurônios, muitas defesas e células e isso acelerou o processo", disse ele, explicando que a família tem tendência à senilidade.

Gabito, como é conhecido o autor, tem em seu currículo obras que são clássicos da literatura, como Cem Anos de Solidão (1967), Crônica de uma Morte Anunciada (1981), O Amor nos Tempos do Cólera (1985) e Notícia de um Seqüestro (1996).

gabriel garcia marquez cem anos de solidao noticias de um sequestro cronica de uma morte anunciada amor nos tempos de colera

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae