Somos Tão Jovens - Thiago Mendonça - Divulgação

Somos Tão Jovens expõe a vida de Renato Russo antes da criação do mito

Filme mostra o embrião do Legião Urbana e da geração de punk rock brasiliense que explodiu com o inconformismo jovem nos anos 70

Pedro Antunes Publicado em 02/05/2013, às 15h52 - Atualizado às 18h55

Renato Manfredini Júnior era um adolescente doce, com ossos frágeis e poucos amigos. Tão orgulhoso quanto acuado por seus próprios sentimentos. O garoto na telona, interpretado por Thiago Mendonça, ainda não era Renato Russo – mesmo que lá pela metade do filme, ele comece a se chamar desta forma. Somos Tão Jovens expõe Russo antes da criação da mitologia em torno dele.

A produção, dirigida por Antônio Carlos da Fontoura, chega aos cinemas nesta sexta-feira, 3, guiada pela força de um ídolo do rock nacional em seu período embrionário, de construção de caráter, e perdido diante do inconformismo punk. Renato Manfredini Júnior ainda não sabe que será Renato Russo, desconhece o poder da sua própria obra: um dos melhores letristas de todos os tempos.

A construção de Renato como ícone insere-se em um fértil período musical em Brasília, que conduziu os atentos ouvidos do país para a capital federal, uma cidade ainda em desenvolvimento e sem identidade. Somos Tão Jovens ajuda a entender como o nasceu o punk nacional e expõe a jovem cidade, fundada em 1960, como protagonista tão importante quanto Fê Lemos, jovem baterista que encontrou afinidades musicais com Renato. Eles, juntos, criaram a banda Aborto Elétrico.

Leia entrevista com Thiago Mendonça: “Eu acho que esse lance de cantar é um ato de coragem”.

Brasília é mostrada como o lugar mais tedioso possível. Uma cidade que não oferece entretenimento para os jovens que viviam ali na década seguinte ao seu nascimento. Dura, cinzenta e gélida como as grandes construções onde as mais importantes decisões políticas envolvendo o país eram tomadas.

Neste ambiente opressor e ainda sem identidade, adolescentes de classe média e alta vivem no tédio e encontram, no punk vindo principalmente do Reino Unido, a forma de extravasar toda a energia acumulada. Filhos de embaixadores, cônsules, políticos e bancários, a maioria com uma vida financeira estável, decidem rasgar suas calças e camisetas, espetar os cabelos e, armados de guitarras, baixos e baterias (compradas com o dinheiro dos pais), partem para o ataque, contra tudo e todos.

Ainda que Somos Tão Jovens tenha sido criado para contar a história de Renato Russo, a forma com que o filme expõe a atmosfera musical de Brasília é um dos seus grandes trunfos. Porque, afinal, Renato não estava sozinho e provavelmente nunca teria chegado ao patamar icônico de hoje se não fosse a efervescente cena de rock candango que borbulhava na cidade. Renato, sim, é o filho prodígio, mas também é fruto de um movimento coletivo.

O diretor Antônio Carlos da Fontoura e o roteirista Marcos Bernstein, de Central do Brasil e Meu Pé de Laranja Lima, acertam ao não tentar abraçar a vida toda de Renato, que morreu aos 36 anos, em 1996. Buscaram uma peça fundamental do quebra-cabeça do músico, a sua adolescência em Brasília, em vez da bem-sucedida década de 80.

O próprio Legião Urbana é pouco explorado no filme, que funciona como um prólogo para aquilo tudo que estava por vir. Assistimos ao nascimento do Aborto Elétrico, que, ironicamente, foi o embrião bem-sucedido o bastante para posicionar o nome de Renato Russo como uma figura central do movimento punk e pós-punk brasiliense.

Renato chega à cidade depois de viver no Rio de Janeiro e Nova York. Tem poucos amigos e, aos 15 anos, descobre ser portador de epifisiólise, uma rara doença óssea que o obriga a ficar de cama por meses. Enfia-se em livros e, principalmente, em fitas cassete. Sua única e verdadeira companheira é Aninha, vivida por Laila Zaid.

Aos poucos, vamos sendo apresentados a figuras que acompanharam esse início de carreira de Renato, como os irmãos Fê e Flávio Lemos (ambos do Capital Inicial), interpretados por Bruno Torres e Daniel Passi, respectivamente, que o abraçaram, deram a ele uma tribo, uma turma e espaço para que pudesse começar a se desenvolver como letrista. Juntos, eles fundaram o Aborto Elétrico, banda se rapidamente se inseriu na cena punk da cidade.

Somos Tão Jovens, contudo, é um filme que sofre com altos e baixos. Cenas primorosas são seguidas por outras cuja atuação dos atores deixa a desejar. Foge de polêmicas, como drogas e sexo. A própria homossexualidade de Renato é retratada de forma puritana e leve. Tudo ganha um ambiente mais família e menos “sexo, drogas e rock and roll” que a época sugeria – estamos falando do nascimento de um movimento punk no Brasil em plena década de 70, afinal de contas.

O grande exagero da produção é em tentar inserir versos das canções de Renato nos diálogos, como já pode ser visto no trailer (assista abaixo). Uma saída pouco criativa e rasa – são referências escancaradas que pouco acrescentam e ainda soam quase ofensivas e infantis.

Mas a força de Renato e da atuação de Thiago Mendonça fazem dos contras algo passageiro. Se, no início, Thiago soa excessivamente teatral e pouco convincente, o passar dos anos o coloca como um grande e fiel retrato do músico, até fisicamente. Trejeitos, as mexidas compulsivas nos óculos, as dancinhas com os braços juntos ao corpo, tudo remete a um bem-feito trabalho de pesquisa. O ator também merece elogios por tocar e cantar verdadeiramente em cena.

O filme chega ao fim nos primeiros passos da Legião Urbana, antes da popularidade nacional. Uma hora e 44 minutos depois, Mandrefini Júnior se transforma em Russo. Renato ainda é frágil, doce e inconformado. Mas, a essa altura, já é um mito.

renato russo crítica resenha Somos Tão Jovens Thiago Mendonça

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein