Jack White produz single do Insane Clown Posse - Foto: AP

Jack White quer quebrar o recorde de “maior número de metáforas em um show”

O músico acredita que o White Stripes foi esnobado pelo Guinness Book, o livro dos recordes Jack White

Rolling Stone EUA Publicado em 18/05/2012, às 13h01 - Atualizado às 13h04

Jack White desabafou a respeito de suas frustrações com o Guinness Book of World Records (que era conhecido no Brasil como Livro Guinness dos Recordes) na edição mais recente da revista Interview, contando a Buzz Aldrin – sim, o astronauta – que o corpo de jurados dele rejeitou o pedido de inclusão de um show do White Stripes de 2007, consistindo apenas de uma nota, como a performance mais curta da história.

"Não tem nada de científico no que eles fazem. Eles só têm um escritório cheio de gente que decide o que é um recorde e o que não é”, diz White. "A maior parte dos recordes no livro – quem tem a maior coleção de saleiros e pimenteiros, ou qualquer coisa assim – são seja lá o que eles querem que seja. Então, com algo como o show mais curto da história, eles não acharam que o que a gente fez era interessante o suficiente para se transformar em um recorde."

Agentes oficiais do livro explicaram o caso ao site do semanário NME, dizendo que embora eles tivessem reconhecido o White Stripes na edição de 2009, a menção à banda gerou uma enxurrada de submissões de outras bandas que fizeram com que eles percebessem que “competir para tornar algo ‘o mais curto’, por natureza, torna trivial a atividade que está sendo realizada”.

White não vai desistir do Guinness. Em um comunicado divulgado na noite da última quinta, 17, o músico anunciou planos de quebrar o recorde mundial de maior quantidade de metáforas em uma única apresentação, durante sua turnê de divulgação do show do disco solo Blunderbuss. A linguagem do release de White é toda espertinha, destacando que "White e a Third Man Records estão certos de que haverá uma análise extremamente científica e complicada das metáforas ditas, que serão examinadas de acordo com os métodos geralmente precisos do Guinness.

"A Third Man Records encoraja todos que forem a esses shows a, por favor, não interferir ou se manifestar durante nenhuma das metáforas que testemunharem para que elas não sejam desqualificadas, ou pior, para não tornar a metáfota em questão algo trivial”, continua o comunicado. "Além disso, encorajamos o público a incitar para que o maior número possível de metáforas ocorra durante o show, contanto que essas pessoas não coloquem em risco a própria vida, ou a do senhor White."

jack white guiness blunderbuss buzz aldrin

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein