Kim Fowley - Reprodução/Chris Pizzello/AP

Kim Fowley, produtor do Runaways e ícone do rock em L.A., morre aos 75 anos

Um dos compositores de “Cherry Bomb”, ele participou de discos do Kiss e de Alice Cooper

Rolling Stone EUA Publicado em 16/01/2015, às 12h32 - Atualizado às 13h56

O produtor do grupo Runaways e notório músico de Los Angeles, Kim Fowley, morreu aos 75 anos de idade. Nos últimos meses, ele foi submetido a tratamentos de câncer, entretanto, a causa da morte não foi divulgada.

Galeria: os cabelos mais icônicos do mundo da música.

Carismático e excêntrico, Fowley é lembrado por ter sido o produtor dos discos da banda feminina de rock The Runaways. Ele apresentou Joan Jett, que na época tinha 15 anos, à jovem baterista Sandy West, e os ajudou a encontrar a frontwoman Cherie Currie, a guitarrista solo Lita Ford e a baixista Jackie Fox.

Ele produziu o álbum autointitulado da banda, de 1976, e foi um dos compositores do maior hit do grupo, “Cherry Bomb”, ao lado de Joan Jett. Ele ainda produziu Queens of Noise, do ano seguinte, e Waitin' for the Night, também de 1977.

Relembre como foi o show de Joan Jett & The Blackhearts no Lollapalooza 2012.

Fowley nasceu em 1939 e cresceu em Los Angeles e na região sul da Califórnia, nos Estados Unidos. Após um ataque de poliomielite em 1957, ele começou a trabalhar na indústria da música, produzindo o primeiro single – “Charge”, do Renegades – em 1959.

Nos anos 1960, colaborou com Paul Revere and the Raiders, The Seeds e Gene Vincent, entre outros, além de ter saído em carreira solo. O álbum Outrageous (1968), terceiro de Fowley, foi o único a figurar entre os mais vendidos nos Estados Unidos.

“A sociedade não estava preparada para uma banda só de mulheres”, diz Joan Jett sobre o The Runaways.

Na década de 1970, ele trabalhou com o Modern Lovers, Blue Cheer e Helen Reddy. Fowley ainda participou das composições de faixas em Destroyer, do Kiss, e “Escape” em Welcome to My Nightmare, do Alice Cooper.

Kim Fowley só passou a trabalhar com o Runaways em 1977 e, depois, achou outros grupos para servir como empresário. Ainda que tenha ele tenha trabalhado com algumas outras bandas e continuado a lançar discos em carreira solo, nada teve o mesmo sucesso ou notoriedade do que o grupo Runaways.

música morreu Produtor empresário morre The Runaways Joan Jett morto Alice Cooper 75 anos manager the seeds paul revere and the raiders Kim Fowley welcome to my nightmare helen reddy outrageous blue cheer renegades modern lovers

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais