- Baco Exu do Blues participa de coletânea que regrava canções de Adriana Calcanhotto (Foto: Alex Takaki)

Lançamentos da semana: Baco Exu do Blues, Illy e outros cantam Adriana Calcanhotto, Iza canta Caetano, Rashid e Thiago Pethit lançam inéditas

Confira alguns dos principais lançamentos da música brasileira desta semana selecionados pela Rolling Stone Brasil

Pedro Antunes Publicado em 18/01/2019, às 18h57

O rapper Baco Exu do Blues, depois de lançar o estupendo Bluesman, álbum que ficou no topo da lista de melhores discos brasileiros de 2018, está na coletânea Nada Ficou no Lugar, que, aos poucos, vem desconstruindo a obra de Adriana Calcanhotto, com versões de canções icônicas recriadas por outros artistas.

No caso do rapper, o "Kanye West da Bahia" regravou "Senhas", canção que abria o disco de mesmo nome da cantora e compositora, lançado em 1993.

A segunda parte do projeto idealizado e com curadoria de Andrea Franco e Zé Pedro, chegou nesta sexta-feira, 18.

Outro destaque da leva de canções da coletânea que entram nas plataformas de streaming neste dia é "Pelos Ares", uma composição de Calcanhotto e Antônio Cícero, originalmente do disco Cantada (2002).

Illy leva a faixa para um ambiente mais melancólico, como se a percussão ao fundo fossem os pés arrastados de alguém que espera, ansioso, pela casa, o outor chegar.   

Além de Exu do Blues e Illy, participam da nova leva de regravações Alice Caymmi (com "Metade"), Mãeana ("O Amor me Escolheu"), Larissa Luz ("Vai Saber") e Attooxxa ("Toda Sexta-feira").

"Não vejo muita graça de alguém pegar uma canção minha e gravar do mesmo jeito que fiz", explicou Calcanhotto. "Assim como eu gosto de pensar as músicas de outros compositores como um material para ser trabalhado, modificado e apropriado, é isso que espero que façam com coisas minhas. No caso deste projeto, eu fiquei muito satisfeita em saber que o
desrespeito é total."

Ouça cada uma das versões aqui nos players abaixo. Depois deles, temos mais lançamentos da sexta-feira.

Baco Exu do Blues - Senhas:

Illy - Pelos Ares:

Mãeana - O Amor Me Escolheu:

ÀTTØØXXÁ - Toda Sexta-Feira:

Alice Caymmi - Metade:

Larissa Luz - Vai Saber?:

Caetano Veloso e Iza

Ainda na onda das regravações, que tal ouvir Caetano Veloso por meio de um prisma mais pop? O músico baiano teve "Divino Maravilhoso", uma das suas músicas mais clássicas, regravada pela cantora Iza.

No clipe que pode ser assistido abaixo, Iza e Caê dividem os vocais. "Eu não sei nem como explicar como foi estar ao lado de um artista que representa tanto o Brasil e que representa uma realização profissional pra mim", disse Iza. "(É uma música) muito necessária ainda hoje."

Assista ao vídeo de Caetano Veloso e Iza cantando "Divino Maravilhoso":

O super-herói Rashid 

Já o rapper Rashid, que também fez um bom ano de 2018 com o álbum Crise, soltou um novo som, com a produção de Skeeter, parceiro das antigas. O clipe usa uma estética cheia de cores - mas não entenda isso como algo solar.

A faixa é pesada, com as batidas sempre marcantes de Skeeter e o flow consistente de Rashid. As linhas passeiam pelo que é real e o que é ficção. Como um super-herói da vida cotidiana, o rapper lista suas vitórias. Troca os superpoderes por trabalho duro e dedicação, contudo.

A volta de Thiago Pethit

Por fim, temos um retorno. Thiago Pethit voltou cinco anos depois de Rock and Roll Sugar Darling, um disco de vibe roqueira (embora o seu som esteticamente não caminhasse necessariamente pelas vias abertas pelas guitarras barulhentas), com a canção "Noite Vazia".

Seu novo álbum, o quarto da carreira, terá o nome de Mal dos Trópicos (Queda e Ascensão de Orfeu da Consolação) e chega ainda no primeiro semestre. A canção foi escrita por Pethit e a música é assinada por ele e Diogo Strausz, também produtor do disco. 

"Noite Vazia" e tem um lance de desolação que é lindo. Não fala do amor, necessariamente, embora ele esteja ali. "Noite Vazia" convida, mas avisa: "Sou um labirinto vivo".

Baco Exu do Blues Iza Caetano Veloso alice caymmi RASHID Thiago Pethit Illy adriana calcanhotto nada ficou no lugar mãeana

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’