David Byrne no Lollapalooza 2018 - Andréia Takaishi

Lollapalooza 2018: David Byrne faz show "cabeça" e movimentado

Ex-líder do Talking Heads relembrou a antiga banda e mostrou disco novo

Paulo Cavalcanti Publicado em 24/03/2018, às 20h00 - Atualizado em 28/03/2018, às 18h07

Com o enorme interesse que há atualmente por tudo o que foi feito na década de 1980, um show como o de David Byrne não tem como não agradar. Já que o lado mais leve daquela década vem sendo consumido avidamente, é bom que o público mais jovem se interesse também pelo aspecto mais "cerebral" daquele período, especialmente no que diz respeito à música. Poucos representam isso tão bem quanto David Byrne. Quando liderou o Talking Heads, o artista juntou new wave, funk, punk, art rock e world music. Além disso, sempre demonstrou interesse dele na música brasileira, o que levou ao redescobrimento da musica de Tom Zé. Teve um pouco de tudo isso no show dele no Lollapalooza.

Byrne foi atração do palco Onix a partir das 17h20. Ele está lançando o álbum American Utopia, o primeiro disco solo que faz em 15 anos, e naturalmente o cantor fez uma seleção de faixas deste trabalho. Mas para a alegria dos presentes, ele não se esqueceu do Talking Heads, recordando várias faixas da banda que liderou nos anos 1980.

O show, altamente teatral, começou com Byrne sozinho no palco, meditativo, sentado à mesa e segurando um cérebro de borracha enquanto entoava a climática "Here", faixa do disco novo. Ficava claro que ele iria reviver o espírito performático do Talking Heads da época de Stop Making Sense (1984), o célebre concerto que chegou as telas sob a direção de Jonathan Demme. Os músicos virtuosos de Byrne não têm instrumentos fixos. Tudo era móvel, então eles não ficavam confinados em canto algum e interagiam livremente com o dono do show, executando coreografias bizarras, marchando pra lá e pra cá e celebrando a vida com passos de dança amalucados. Parecia uma mistura de banda de metais de Nova Orleans com um grupo de percussão de música baiana.

Por uma hora, Byrne e os comandados traçaram uma envolvente rota sonora com uma boa seleção de faixas do Talking Heads ("I Zimbra", "Once in a Lifetime" e "Burning Down the House", que encerrou o show) e faixas do excelente novo disco ("Everybody is Coming To My House", "Everyday is a Miracle"). Um dos destaques foi "Toe Jam", um cajun de Nova Orleans que acabou virando forró, com direito até a um trecho em português.

Mesmo que o publicou não estivesse familiarizado com todo o repertório que foi apresentado ali, Byrne ganhou a tarde. O entusiasmo e a energia dele e de sua trupe foram suficientes para contagiar. Era impossível tirar os olhos do palco. Juntando ideias ambiciosas, sofisticação e um vasto conhecimento musical, David Byrne elevou o nível do festival, ultrapassando o mero entretenimento e mostrando que não está interessado em viagem de nostalgia.

Acompanhe a cobertura do Lollapalooza 2018 pelas nossas redes sociais: estamos no Twitter (@rollingstonebr), Facebook (/rollingstonebrasil) e Instagram (@rollingstonebrasil), com resenhas e fotos e stories dos melhores momentos dos shows.

david byrne musica talking heads lolllapalooza

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein