<i>Lula, o Filho do Brasil</i> foi eleito por decisão unânime do júri para concorrer à uma indicação ao Oscar - Divulgação

Lula, o Filho do Brasil será representante brasileiro a indicação ao Oscar

O filme foi escolhido por unanimidade pelo júri para concorrer a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro da premiação em 2011

Da redação Publicado em 23/09/2010, às 16h15

Lula, o Filho do Brasil (2009), filme dirigido por Fábio Barreto, foi escolhido de forma unânime para representar o Brasil na corrida por um Oscar em 2011, de acordo com o que foi publicado no site oficial do Ministério da Cultura nesta quinta, 23. A cinebiografia que narra a trajetória do presidente Lula irá concorrer com filmes de mais de 95 países a uma vaga na categoria de melhor filme estrangeiro na premiação.

A produção foi eleita dentre os 23 inscritos que passaram por avaliação do corpo de jurados. "Votamos no filme que nos pareceu mais bem feito, que honra a cinematografia brasileira e tem como atriz Glória Pires, que se torna uma excelente candidata ao prêmio de melhor atriz. Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida", declarou Roberto Farias, presidente da Academia Brasileira de Cinema.

A seleção foi realizada por uma comissão composta por jornalistas, diretores e professores da área de cinema, dentre eles o próprio Roberto Farias, Leon Cakoff (crítico de cinema e diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e a cineasta Tata Amaral.

No dia 25 de janeiro de 2011, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood irá divulgar quais foram os cinco filmes escolhidos para concorrer ao prêmio. No dia 27 de fevereiro acontece a cerimônia de entrega do Oscar.

Além da supracitada Glória Pires e de Rui Ricardo Diaz, que interpreta Lula na fase adulta, integram o elenco de Lula, o Filho do Brasil Cléo Pires, Juliana Baroni, Milhem Cortaz, Lucélia Santos e Antônio Pitanga, entre outros.

oscar-2011 lula-o-filho-do-brasil

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais