O vocalista Ronnie Van Zant (à dir.) e o guitarrista Steve Gaines, da banda Lynyrd Skynyrd - AP

Lynyrd Skynyrd processa ex-baterista por planejar cinebiografia sobre a banda

Os integrantes sobreviventes e os espólios dos que morreram em um acidente de avião em 1977 entraram com um processo contra o filme não autorizado de Artimus Pyle

Rolling Stone EUA Publicado em 20/06/2017, às 14h13 - Atualizado às 21h00

O Lynyrd Skynyrd está processando o ex-baterista Artimus Pyle por planejar uma cinebiografia para contar a história do grupo e do trágico acidente de avião no qual ele se envolveu em 1977.

O guitarrista Gary Rossington e o irmão de Ronnie Van Zant e vocalista Johnny Van Zant, além de os espólios dos integrantes do Skynyrd que morreram no acidente, estão entre aqueles que entraram com o processo contra Pyle e a coprodutora Cleopatra Records na última sexta, 16, em Nova York, Estados Unidos.

Quando Pyle anunciou os planos de contar a vida dele em uma cinebiografia, ele reconheceu que o Lynyrd Skynyrd não havia autorizado o filme, fazendo com que não fosse possível incorporar músicas da banda no longa. O filme inicialmente se chamaria Free Bird, mas uma ordem de cessar e desistir forçou a mudança do título para Street Survivors: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash.

No processo, obtido pela Rolling Stone EUA, o Lynyrd Skynyrd argumentou que Pyle “está livre para explorar a história da vida pessoal dele” no filme, mas que a cinebiografia corre o risco de violar “uma ordem de consentimento de 1988” em que os integrantes – incluindo Pyle – selaram um acordo sobre os direitos autorais do Lynyrd Skynyrd.

A ordem de consentimento proíbe qualquer biografia que “tenha propósito de ser uma história da banda ‘Lynyrd Skynyrd’”, sendo que “a história de vida do indivíduo” é livre de restrições.

O processo também alega que Street Survivors “pode conter uma visão potencialmente inexata ou distorcida da história do Lynyrd Skynyrd, já que será filtrada pelos olhos de Pyle e mascarada como a ‘História Verdadeira’ de um momento crucial da história da banda”.

Street Survivors: The True Story of the Lynyrd Skynyrd Plane Crash estaria atualmente em fase de produção. Uma data no tribunal foi marcada para o dia 11 de julho para o processo.

Pyle deixou o Lynyrd Skynyrd “abruptamente” após um show em agosto de 1991 e foi oficialmente demitido da banda logo depois.

“Nós queremos que este seja um bom filme que conte uma história muito íntima e apaixonada sobre a música e a banda e a subida e a queda que aconteceram tão de repente”, disse no ano passado Pyle, que sobreviveu ao acidente de avião de 1977. “Eu quero que o filme mostre meus colegas de banda da maneira que eles eram: pessoas reais e engraçadas que amavam a música, amavam o sucesso que nos permitia viajar o mundo e tocar para reis e rainhas por todo este planeta.”

música cinema Cinebiografia Acidente de avião Lynyrd Skynyrd Artimus Pyle anos 70 ronnie van zant cassie gaines taylor clift jared cohn samuel kay forre gary rossington street survivors ian shultis acidente aéreo brian perera steve gaines

Leia também

Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência


Dan Schneider processa produtores de Quiet on Set: O Lado Sombrio da TV Infantil


And Just Like That...: Rosie O'Donnell estará na terceira temporada da série


Daniel Radcliffe comenta postura antitrans de J.K. Rowling: 'Me deixa muito triste'