Madonna - AP

Madonna é processada em US$ 10,5 milhões por apoiar comunidade LGBT russa

Organizações sociais afirmam ter sofrido “danos morais” devido às declarações da cantora

Rolling Stone EUA Publicado em 17/08/2012, às 15h45 - Atualizado às 17h45

Depois que Madonna desafiou o banimento da parada gay de São Petersburgo durante um show no local, um grupo de ativistas anunciou que irá processar a cantora em US$ 10,5 milhões por “danos morais”, segundo informou a agência de notícias russa NIA Novosti. Membros da União de Cidadão Russos, além de grupos civis e entidades políticas, entraram na justiça nesta sexta, 17.

Galeria: Madonna - 54 anos de idade, 30 de polêmicas.

“Nós exigimos que ela pague por danos morais sofridos pelos moradores de São Petersburgo como resultado de suas ações durante o show do dia 9 de agosto”, disse um porta-voz da organização. “Nós devemos defender nosso direito a uma vida cultural normal sem propaganda de valores e visões que contradizem a cultura russa”.

Um advogado representante do grupo afirmou ainda que “estresse psicológico e choque emocional” foram sentidos por aqueles que estiveram no show, sendo que outras pessoas ainda sofreram com imagens e reportagens pela internet. “Enquanto fala de tolerância, ela abusa dos sentimentos de religiosos”, disse Alexander Pochuyev, alegando que Madonna errou ao “promover abertamente a homossexualidade”. A cantora apareceu com braceletes cor-de-rosa e repetidamente durante seu show declarou apoio á comunidade LGBT, mesmo com os protestos na cidade.

O processo adiciona mais controvérsia à turnê MDNA. Elton John criticou a cantora recentemente e afirmou que sua carreira estava acabada. Ela exibiu imagens da Segunda Guerra Mundial quando esteve em Varsóvia e em julho foi vaiada e xingada durante show inesperadamente curto em Paris. Além disto, criou rixa com a ala conservadora da política francesa ao associar a Marine Le Pen imagens nazistas.

Madonna rússica São Petersburgo

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada