- Falcão Noturno e Batman (Foto: Reprodução)

Marvel vs DC: quais heróis já ganharam cópias descaradas da editora rival?

Thanos, Homem-Formiga, Batman, Doutor Estranho... Qual veio primeiro?

Yolanda Reis Publicado em 25/05/2019, às 10h00

O mundo dos quadrinhos de super-heróis começou na segunda metade da década de 1930, com a DC Comics (na época ainda conhecida pelo nome de National Allied Publications). A Marvel veio um pouco depois, no começo da década de 1940, quando os personagens da Liga da Justiça, da editora rival, já eram superpopulares.

O sucesso do grupo de Batman, Super-Homem, Mulher Maravilha e Flash continuou grande durante as décadas seguintes. Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, ambos títulos da Marvel, tinham relevância, mas não competiam diretamente, e Os Vingadores, criados na década de 1960, ainda não tinham decolado.

Então, veio a ideia da Marvel de enfrentar a Liga da Justiça diretamente. Em 1969, nascia o Esquadrão Sinistro, um grupo de supervilões com características e histórias bem parecidas com a Liga da DC - como Hipérion, um alienígina que é o último sobrevivente de sua raça. Superpoderoso, ele poderia voar, é superforte, tem músculos de ferro, tem sobrevelocidade, e além de tudo, sua grande fraqueza é um minério, a aragonita. Notou a semelhança com algum alienígena vindo de Krypton? 

Desde então, diversos heróis e vilões já ganharam versões de si mesmos bem parecidas pela editora rival. Além de Hipérion, conheça 13 personagens que são quase cópias de outros:

Batman (DC, 1939) e Falcão Noturno (Marvel, 1969)

Tanto Bruce Wayne, o Batman, quanto Kyle Richmond, o Falcão Noturno, são herdeiros de uma quantia bilionária. Nenhum dos dois têm poderes, mas usam a grana para criar artefatos  mirabolantes e lutar contra o mal.

Mulher Maravilha (DC, 1941) e Princesa do Poder (Marvel, 1982)

Ambas as personagens são princesas guerreiras, que cresceram em uma utopia e isoladas do mundo real. Então, as heroínas precisam sair desse mundo perfeito para ensinar aos humanos como agir de maneira melhor e propagar a paz. Inicialmente, Princesa do Poder também usava artefatos invisíveis, como a Mulher Maravilha, mas isso mudou.

Flash (DC, 1940) e Tufão (Marvel, 1969)

Os poderes são os mesmos: supervelocidade. Ambos podem voar e fazer coisas incríveis, mas Tufão pode ficar invisível, ao contrário de seu rival.

Lanterna Verde (DC, 1940) e Doutor Espectro (Marvel, 1969)

Qualquer um que usar o Prisma do Poder pode ganhar os poderes de Doutor Espectro. Assim, ele pode manipular a luz e a matéria. Poder e motivação bem parecidos com o anel usado para ganhar os poderes de Lanterna Verde.

Aquaman (DC, 1941) e Anfíbio (Marvel, 1976)

Os dois têm o poder de respirar debaixo d’água e se comunicar com criaturas marinhas. O nome de Anfíbio também é uma piada: Kingsley Rice. King, de rei dos mares, e Rice, para brincar com Curry, sobrenome de Arthur, o Aquaman. Porém, o primeiro herói aquático foi Namor, uma das primeiras criações da Marvel, em 1939.

Exterminador (DC, 1980) e Deadpool (Marvel, 1991)

Dessa vez, até os uniformes são parecidos: ambos vermelhos e pretos. E a motivação, também. Tanto Deadpool quanto Exterminador são mercenários que podem se regenerar, e usam suas espadas para dilacerar os inimigos.

Mulher-Gato (DC, 1940) e Gata Negra - originalmente Mulher Gata (1979)

Têm uma aparência cheia de sex appeal e roupas de couro coladas. As duas são gatunas e ladras exímias, além de seduzirem os super-heróis que no início as perseguiam - Batman e Homem-Aranha (Marvel).

Darkseid (DC, 1970) e Thanos (Marvel, 1973)

Ambas as criaturas corpulentas andam pelo universo destruindo tudo e todos que dificultam a conquista de seus objetivos. O criador de Thanos já admitiu que Darkseid foi sua inspiração. 

Arqueiro Verde (DC, 1941) e Gavião Arqueiro (Marvel, 1964)

Ambos os arqueiros têm poderes bem semelhantes, mas suas histórias são diferentes. Arqueiro Verde veio primeiro, inspirado em Robin Hood e com background semelhante ao do Batman: uma pessoa sem poderes. Já Gavião Arqueiro surgiu como vilão, e mais tarde entrou para os Vingadores.

Átomo (DC, 1940) e Homem-Formiga (Marvel, 1962)

Átomo, mais tarde também conhecido por Eléktron, foi o primeiro cientista nos quadrinhos a conseguir alterar a matéria e diminuir de tamanho. Seu poder veio a partir dos destroços de uma estrela anã, concentrados em um cinto. Mais tarde, o também cientista Homem-Formiga descobriu a Partícula Pym, que permitiu que ele fizesse o mesmo, mas Átomo não se comunica com insetos.

Motoqueiro Fantasma (Marvel, 1972) e Caveira Atômica (DC, 1976)

A aparência é o que mais chama atenção: duas pessoas das quais só restaram o esqueleto pegando fogo. Motoqueiro Fantasma ficou assim após um pacto com Satã para salvar seu pai; Caveira Atômica era um cientista que, sem querer, entrou no caminho de um raio e teve que se voltar à radiação para parar de sentir dor.

Senhor Destino (DC, 1940) e Doutor Estranho (Marvel, 1963)

Os dois são grandes feiticeiros ocultistas que conseguem criar portais, fazer “feitiços” ao controlar a energia e causar ilusões.

dc batman marvel flash vingadores Deadpool aquaman doutor estranho lanterna verde mulher maravilha homem aranha copia super homem homem formiga

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS