- Mel Lisboa como Rita Lee (Foto: Priscila Prade)
Entrevista

Mel Lisboa fala sobre interpretar Rita Lee no teatro: 'É uma responsabilidade imensa'

A atriz está em cartaz com Rita Lee - Uma Biografia Musical, que fica até setembro em São Paulo - com todos os ingressos esgotados

Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 25/05/2024, às 16h41

Se Mel Lisboa já era uma atriz consagrada, interpretar a rainha do Rock brasileiro em Rita Lee Mora Ao Lado elevou a carreira da artista a outro patamar. O musical montado a partir da biografia escrita por Henrique Bartsch foi um sucesso e uniu para sempre a história das duas estrelas.

Agora, a gaúcha retorna aos palcos em uma nova peça. Rita Lee - Uma Autobiografia Musical mal estreou e já está esgotada. A peça fica em cartaz no Teatro Porto, em São Paulo e nem a extensão da temporada foi capaz de atender à demanda dos fãs e admiradores da história de Rita.

 

+++LEIA MAIS: Mel Lisboa volta a interpretar Rita Lee em novo espetáculo inédito

Por falar em fã, Mel talvez seja a mais sortuda dessa legião. Em entrevista para a Rolling Stone Brasil, ela conta que não tem uma memória da primeira vez que teve contato com a obra da ídola, porque "ela sempre esteve ali." A atriz conta, no entanto, que o primeiro trabalho que a marcou foi o disco Bossa and Roll (1991). 

Eu estava na minha pré-adolescência, começando a criar minha identidade musical. Começando a querer ser alguém no mundo. E esse foi um dos discos que eu ouvi muito. 

O convite para interpretar a roqueira pela primeira vez partiu de Marcio Macena — que hoje assina a direção do novo musical ao lado de Débora Dubois, a direção musical fica por conta de Marco França e Marcio Guimarães e o roteiro e a pesquisa são de Guilherme Samora.

+++LEIA MAIS: Roberto de Carvalho homenageia Rita Lee em aniversário de um ano da morte da artista

A atriz conta que em um almoço, Macena a chamou para fazer o papel de Rita após assisti-la em uma peça. "Eu olhei para a cara dele e falei: 'Você está completamente louco'," relembra Mel. Ela conta que não via semelhanças físicas entre as duas e nunca teve pretensão de interpretar a cantora. Ao longo do processo de produção, a protagonista foi se acostumando com a ideia que agradou - e muito - público e crítica.

 Ainda na montagem da primeira peça, a atriz passou por uma situação que ela classifica como "um momento muito especial da minha vida," quando a própria Rita foi ao teatro vê-la. A cantora aprovou a interpretação de Mel e, posteriormente, até a chamou para narrar as versões em áudio de seus livros.

À medida em que os anos foram passando, ela foi depositando para mim a Rita Lee dela, me pedindo para fazer os áudilivros, ou para representá-la naquela publicidade para o Prime Video de Daisy Jones & The Six (2023). 

+++LEIA MAIS: Rita Lee e Astrud Gilberto são homenageadas durante o Grammy

A ideia da pela também partiu de Rita que, inicialmente, pediu que Rita Lee Mora ao Lado voltasse. Á época lendo a autobiografia, Mel e Gui Samora entenderam que poderia se interessante fazer algo baseado nas palavras da própria homenageada. 

 

Uma década interpretando Rita Lee, no entanto, não diminuem a responsabilidade para a atriz: "É uma responsabilidade imensa. Todo dia que abre a cortina do teatro, as pessoas que nunca assistiram o espetáculo. Eu tento fazer com o máximo de respeito que eu posso. A ela e à obra dela. Eu estou sempre tentando melhorar o meu trabalho. 

+++LEIA MAIS: Péricles inclui regravação de "Desculpe o Auê", de Rita Lee, em novo disco

Levando o legado adiante

Mel entende que o espetáculo é importante também para apresentar a obra de Rita Lee para outras gerações: "É uma forma bonita de apresentar a obra, mas também a mulher que ela foi e muitos dos paradigmas que ela quebrou." A atriz conta que ouviu relatos lindos de pessoas que foram assistir com os filhos e puderam apresentar novas facetas de uma das personalidades mais fascinantes da música nacional.

"Meus filhos que conhecem a Rita bem, porque convivem comigo e a minha casa é cheia de coisa da Rita Lee, enfim, saíram de lá encantados." Ela conta que após assistirem pela segunda vez, eles se interessaram pela vida da artista. A sábia recomendação da mãe foi "leiam o livro."

+++LEIA MAIS: Discografia de Rita Lee vira tema de podcast

Rita em outras mídias

Além dos musicais e dos áudiolivros, Mel também encarnou Rita Lee na minissérie Elis: Viver É Melhor que Sonhar (2019), estrelada por Andréia Horta e que retratava a vida de Elis Regina. Ao ser questionada sobre podermos sonhar com algo do tipo dedicado a nossa roqueira favorita, a atriz responde sem titubear: "Eu também sonho."

A atriz conta que havia o projeto de um filme — para o qual ela chegou a fazer um teste. Isso aconteceu antes da pandemia e ela não sabe se a ideia foi retomada. "Mas eu sonho e adoraria fazer, evidentemente," confessa — Nós também, Mel!

+++LEIA MAIS: Ana Maria Braga homenageia Rita Lee no Domingão

entrevista Rita Lee mel lisboa Rita Lee - Uma Autobiografia Musical

Leia também

Egypcio comemora a descriminalização da maconha: 'Ganhamos mais uma'


Snoop Dogg corre 200 m na seletiva de atletismo nos EUA para Olimpíadas


Produtores de documentário sobre Tom Petty são acusados ​​de roubar filmagens


15 anos sem Michael Jackson: Relembre os últimos dias do Rei do Pop


Mike Faist relembra nervosismo de Steven Spielberg no set de Amor, Sublime Amor


Denis Villeneuve responde críticas sobre duração dos filmes de Duna