Peter Hook critica ex-colegas de banda por reunião - Foto: Alessandra Falbo

"Meu substituto no New Order está fazendo playback de minhas linhas de baixo", diz Peter Hook

Baixista original da banda e do Joy Division pode entrar em disputa legal com os integrantes remanescentes, que estão em turnê

Redação Publicado em 07/03/2012, às 15h14 - Atualizado às 15h30

O baixista Peter Hook afirmou na última terça, 6, que o atual músico que o substitui em turnê com o New Order, Tom Chapman, está fazendo playback de suas linhas de baixo originais. "Eu vi aquilo chamado de 'New Order' tocando em Auckland e Tom Chapman está imitando as notas originais do meu baixo que estão gravadas", disparou Hook, em entrevista ao semanário britânico NME. "[A música] 'Round & Round', dê uma olhada. Ele está com seus dedos embaixo e você pode ouvir uma parte grave ao fundo. Ele está enganando. É o Milli Vanilli do baixo."

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

A situação, segundo Hook, pode chegar aos tribunais. "É melhor eu falar com o meu advogado de propriedade intelectual e saber se isso é algo que eu posso fazer. Eu realmente acho que imitar minhas linhas de baixo é o insulto final", disse. "Lá estou eu à espreita nesse fundo, como um fantasma."

O New Order anunciou seu retorno no ano passado, contando com a tecladista Gillian Gilbert, que não tocava com a banda há cerca de dez anos. O grupo respondeu às afirmações de Hook. "No refrão de 'Round & Round' há uma parte aguda do baixo, uma parte grave e Tom canta os backing vocals. É mais do que uma pessoa pode dar conta", explicou o comunicado.

"Então, Tom gravou essa parte grave que é tocada como parte da faixa de acompanhamento. Nós refutamos fortemente a alegação de que o New Order está usando qualquer parte de linhas de baixo do senhor Hook que não poderiam ser tocadas ao vivo porque coincidiriam com outros trechos. Apenas estamos fazendo o mesmo com nosso novo baixista."

O final do comunicado ainda relembrou um episódio em 2006, quando Hook discotecou com uma mixagem pré-gravada no Exit Festival. "Pessoas vivendo em casas de vidro não deveriam jogar pedras ou a sua recente discotecagem falsa que virou hit no YouTube pode vir à tona novamente. Fiquem de olho."

new order Bernard Sumner peter hook tom chapman

Leia também

Luísa Sonza anuncia data extra de turnê de Escândalo Íntimo em São Paulo


Tim Music Rio 2024 anuncia Djavan, Iza e mais em line-up de festival gratuita


Raven-Symoné critica internautas por atacarem a esposa Miranda Maday: ‘É desrespeitoso’


Madonna eterniza passagem pelo Brasil no Livro de Ouro do Copacabana Palace


Show de Madonna em Copacabana será reexibido no final de semana; veja como assistir


Tiroteio perto da mansão de Drake em Toronto deixa homem ferido