MGMT pode processar partido de Sarkozy

União por um Movimento Popular usou a faixa “Kids” sem autorização

Da redação Publicado em 02/03/2009, às 11h38

A dupla MGMT pretende processar o UMP (sigla para União por um Movimento Popular), partido do presidente francês Nicolas Sarkozy. O partido usou a faixa "Kids" sem autorização, informou a advogada da dupla à agência AFP.

O UMP assumiu ter usado a faixa no congresso e duas vezes durante vídeos online, e ofereceu o valor simbólico de um euro (cerca de três reais) à banda, como pagamento pelo uso. Isabelle Wekstein, que representa o MGMT, afirmou que a proposta é "um insulto", descrevendo-a como "um desrespeito aos direitos dos artistas e autores".

Wekstein declarou que o UMP chegou a pagar uma taxa de 53 euros ao SACEM, órgão responsável por licenciamento de músicas na França, mas que tal pagamento não cobre o uso na internet. Se o partido não firmar um acordo para o pagamento de direitos a Ben Goldwasser e Andrew VanWyngarden, a linha de frente do MGMT, a dupla irá entrar com um processo.

Paralelamente ao caso, o partido do governo defende a aplicação de leis mais rigorosas contra a troca de arquivos pela rede e a pirataria.

processo mgmt direitos-autorais nicolas-sarkozy ump

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’