MGMT - Danny Clinch

MGMT promete voltar mais psicodélico do que nunca em novo disco

“Não estamos fazendo música que todos vão entender na primeira audição”, explicou Ben Goldwasser sobre o terceiro álbum da dupla

David Browne Publicado em 30/01/2013, às 13h59 - Atualizado às 14h22

Durante a maior parte do ano passado, o MGMT ficou em uma cabana escondida por um bosque em Buffalo, Nova York, numa complexa versão de um estúdio de gravação: quase todos os cantos estão abarrotados por teclados, baterias eletrônicas e guitarras. Por horas a fio, o duo formado por Andrew VanWyngarden e Ben Goldwasser programava loops de sintetizadores em um quarto e corria para outro, para ativar uma nova sequência, até que a casa inteira estivesse vibrando com uma música rítmica e espacial. "Ficamos tão envolvidos com o que estamos fazendo", diz Goldwasser, "que quando percebemos, estamos improvisando por cinco horas."

O MGMT esteve no Lollapalooza 2012. Relembre o show aqui.

Três anos atrás, o MGMT lançou o segundo disco, Congratulations, financiado com a ajuda dos fãs, um álbum que deixou para trás qualquer resquício do hit que fez a banda estourar em 2008, "Kids", e foi para longe, em jornadas psicodélicas. "As pessoas pensavam que a gente usava muitas drogas, mas este não é o nosso caso", insiste Goldwasser, sentado em um sofá localizado no estúdio. VanWyngarden complementa: "Estamos menos ingênuos depois de Congratulations".

Mas ao invés de se retrair, o MGMT está ficando ainda mais esquisito com o novo álbum, que deve ser lançado em junho. Em vez de usar a banda de apoio nas gravações, como foi feito em Congratulations, a dupla preferiu gravar sozinha, colhendo as melhores partes das jams de improviso para construir faixas que reflitam os álbuns de house music e do produtor Aphex Twin que eles estão ouvindo atualmente. "Não estamos fazendo música que todos vão entender na primeira audição", explica Goldwasser.

Os destaques neste turbilhão eletrônico incluem "Mystery Disease" e "Alien Days" – que VanWyngarden diz ser "sobre a sensação que se tem quando um alienígena parasita se instala na sua cabeça e passa a controlar as coisas". Eles também gravaram uma versão de "Introspection", um rock de garagem obscuro da banda cult Faine Jade, dos anos 60. "Todo o processo de gravação foi bastante estranho", disse o coprodutor Dave Fridmann. "Então fizemos esta cover como que para dizer: 'Vamos voltar para o planeta Terra por alguns instantes'."

Apesar de a imprensa britânica dizer o contrário, a dupla afirma que a gravadora deles, a Columbia, não os está pressionando para fazer um disco mais acessível desta vez. "Não há ilusão da parte deles que nós vamos nos transformar em uma banda que frequenta o Top 40", VanWyngarden. "Isso é muito reconfortante."

viagem álbum novo disco terceiro psicodélico kids mgmt sintetizador loops

Leia também

Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada


50 anos de Sabotage: Projeto celebra rapper 'a frente do tempo e fora da curva'