"Minha música é sobre construir pontes, não muros", disse Michael Franti ao público - Marcos Hermes/Divulgação

Michael Franti faz show repleto de suas filosofias de vida no SWU

O músico e sua banda, a Spearhead, levaram clima praiano para o festival neste sábado, 12

Stella Rodrigues Publicado em 12/11/2011, às 17h35 - Atualizado às 21h55

A música e a energia levemente hippie-farofa de Michael Franti e a banda que acompanha o artista californiano, a Spearhead, casaram bem com o clima de praia que toma conta de Paulínia no primeiro dia de SWU. Neste sábado, 12, ele subiu ao palco Energia, sob um sol cruel, para mostrar seu trabalho a um grupo diminuto, porém animado.

Fica claro que a força de Franti está mais em sua performance do que na música em si. Acompanhado de músicos competentes, o cantor faz um show musicalmente despretensioso, mas com grande potencial de empolgar. Mais de 50% da performance se dá em meio ao público - ou Franti vai até ele, com seus indefectíveis pés descalços, ou leva as pessoas ao palco para cantar, dançar ou só fazer graça.

Sempre entoando seus lemas e filosofias, que transparecem em suas letras e nas muitas ações sociais e ambientais nas quais está envolvido, ("minha música é sobre construir pontes, não muros", por exemplo), Franti se dedicou a conquistar o público do começo ao fim. Colocou o título do festival e palavras como "caipirinha" em suas letras quando pôde, falou bastante português e perguntava ao fim de cada faixa "vocês estão felizes" - na nossa língua mesmo.

Mesmo com tantos intervalos, foram 11 canções em 50 minutos de show. Estiveram presentes no setlist "Hello Bonjour", Say Hey (I Love You)”, “All I Want IS You” e os destaques “Hey Hey Hey” e "I'll Be Waiting", de seu disco mais recente e o primeiro a ser lançado no Brasil, The Sound of Sunshine.

Apesar de seu trabalho ter chegado às prateleiras há pouco tempo, a relação de Franti com o Brasil vem de longa data. O artista já gravou clipe no Rio de Janeiro, trabalhou ao lado do Afroreggae e está sempre ligado às questões ambientais do nosso país. Ao final do show, com ar simpático, mas professoral, aproveitou para lembrar o público de que seremos anfitriões de uma Copa do Mundo e Jogos Olímpicos em poucos anos e que o mundo todo estará observando o país. Acrescentou que o dia de hoje, com esse festival, marca o início dos esforços para que salvemos o planeta.

swu michael franti palco consciencia spearhead michael franti and spearhead

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’