Paul Kantner - Jefferson Airplane - AP

Morre aos 74 anos Paul Kantner, guitarrista e um dos fundadores do Jefferson Airplane

Músico teve falência múltipla dos órgãos

Rolling Stone EUA Publicado em 28/01/2016, às 23h47 - Atualizado em 29/01/2016, às 13h43

Paul Kantner, guitarrista e integrante que ajudou a fundar o Jefferson Airplane, morreu nesta quinta, 28, após sofrer falência múltipla dos órgãos. De acordo com o jornal San Francisco Chronicle, ele havia sofrido uma parada cardíaca no começo da semana. O músico teve muitos problemas de saúde nos últimos tempos, sendo que já tinha tido uma parada em março do ano passado, segundo o veículo.

Considerado o pai do rock psicodélico, Paul Lorin Kantner nasceu em 17 de março de 1941. Era filho de um caixeiro-viajante e foi enviado à escola militar após a morte da mãe. Encontrou inspiração em livros de ficção científica e no folk, que lhe rendeu a inspiração para largar a faculdade e seguir a carreira musical.

O Jefferson Airplane se uniu após Kantner começar a tocar em um grupo folk com Marty Balin e o vocalista Signe Toly Anderson. Na sequência, foram adicionados o guitarrista Jorma Kaukonen e o baixista Jack Cassidy. O guitarrista Skip Spence foi encaminhado para a bateria por "parecer mais um baterista".

Com a formação completa em 1965, começaram a tocar sons inspirados nos Beatles, blues e baladas. No primeiro ano de carreira, se tornaram a primeira banda de San Francisco a assinar com uma gravadora.

No entanto, o lançamento Jefferson Airplane Takes Off (1966) foi um hit modesto. A sorte mudou quando eles contrataram a modelo e cantora Grace Slick, que tocava com o Great Society. Com a voz poderosa da vocalista, a banda gravou os primeiros grandes hits, definindo o acid rock e o movimento de amor livre, colando adesivos como "Jefferson Airplane Ama Você".

Com o grupo, Kantner se transformou em um dos pioneiros do muito copiado som psicodélico: simples, com reverbs oníricos e guitarras barulhentas. Em poucos anos, emplacou hits como "Somebody to Love" e "White Rabbit". Cinco dos sete álbuns da banda receberam Disco de Ouro, incluindo Surrealistic Pillow (1967) e Crown of Creation (1968).

10 discos psicodélicos lançados em 2015 que você deve ouvir

Quando o JA estava prestes a se separar, no início da década de 1970, Kantner gravou um disco solo, Blows Against the Empire, ao lado de Grace. Eles creditaram o trabalho como Paul Kantner e Jefferson Starship. Curiosamente, o disco foi indicado ao Hugo Award, prêmio de ficção científica. Depois de formalizar a banda como Jefferson Starship, a nova formação acabou tendo mais sucesso comercial do que o Airplane, especialmente com o disco de 1975 Red Octopus.

Kantner deixou o grupo em 1984, mas se juntou a ele novamente em 1992, tendo permanecido na formação até morrer. "Nossas condolências para os amigos, parentes e fãs de Paul Kantner, do Jefferson Airplane", disse um comunicado publicado na página oficial do The Doors no Facebook. "A música não seria a mesma sem os sons do Doors e do Jefferson Airplane, que contribuíram tanto para o som que marcou os anos 1960 e 1970."

Kantner deixou três filhos: Gareth, Alexander e China.

musica the doors china Somebody to Love jefferson airplane paul kantner grace slick crown of creation red octopus white rabbit surrealistic pillow blows against the empire starship

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae