Paul Tanner - Cortesia do Espólio de Glenn Miller

Morre aos 95 anos Paul Tanner, da Glenn Miller Orchestra

O trombonista ficou famoso por ter tocado em “Good Vibrations”, dos Beach Boys

Rolling Stone EUA Publicado em 07/02/2013, às 11h24 - Atualizado às 11h55

Paul Tanner, último membro vivo da formação original da Glenn Miller Orchestra e criador do electro-theremin, morreu na última terça, 5, em Carlsbad, Califórnia, segundo a CNN. Ele estava com 95 anos.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Tanner começou como trombonista e mais tarde desenvolveu o instrumento atípico que ele tocou nas músicas "Good Vibrations", "I Just Wasn't Made for These Times" e "Wild Honey", dos Beach Boys.

Nascido em uma família musical em Skunk Hallow, Kentucky, Tanner entrou para o grupo de Miller depois que o bandleader o viu durante uma turnê de Tanner com o pai e os irmãos. O trombonista tocou com a Glenn Miller Orchestra entre 1938 e 1942, quando Miller entrou para o exército, durante a Segunda Guerra Mundial, e começou uma banda militar. O bandleader, que também tocava trombone, desapareceu durante uma missão em 1944.

Tanner ficou em Hollywood por alguns anos, arranjando trabalho em estúdios, e começou a estudar na universidade UCLA aos 39 anos, se formando quatro anos depois. Ele deu aula de música na UCLA por 23 anos e também trabalhou com a ABC orchestra.

O músico tinha interesse em formas primitivas de música eletrônica e desenvolveu o electro-theremin com o inventor Bob Whitsell na década de 50. Além de ter participado de músicas dos Beach Boys, o instrumento apareceu em filmes e na série de TV My Favorite Martian. Tanner mais tarde doou o instrumento peculiar a um hospital, onde ele passou a ser usado para medir audição.

Beach Boys Good Vibrations paul tanner Glenn Miller Orchestra electro-theremin

Leia também

Mariah Carey fará show em São Paulo, segundo jornalista


Mulher que acusou Tommy Lee de agressão sexual pede arquivamento do processo


Guns N' Roses 'estão tentando' fazer um novo álbum, diz Slash


Dabney Coleman, ator de Como Eliminar Seu Chefe, morre aos 92 anos


Chris Pratt lamenta morte do dublê dele: 'Galã absoluto'


Morre Frank Ifield, ícone do country que ajudou no sucesso dos Beatles, aos 86 anos