Clarence Clemons morreu ao 69 anos, por complicações causadas por um derrame - AP

Morre Clarence Clemons

Saxofonista da E Street Band, banda de Bruce Springsteen, tinha 69 anos; músico sofreu um derrame no último dia 12

Por Andy Greene Publicado em 19/06/2011, às 14h18

Clarence Clemons, o lendário saxofonista da E Streed Band, que tocou com Bruce Springsteen nos últimos 40 anos, morreu neste sábado, 18. Clemons sofreu um derrame no último dia 12. Após sua hospitalização e duas cirurgias no cérebro, Clemons chegou a apresentar melhoras, mas seu quadro piorou muito na última semana. Ele tinha 69 anos.

O músico - também chamado por fãs e amigos de Big Man - era a alma da E Street Band. Sua colaboração em faixas como "Born to Run", "Thunder Road", "Jungleland", "Dancing in the Dark" e incontáveis outras representa alguns dos solos mais importantes de saxofone no rock 'n' roll. "A história que contei durante a minha vida no trabalho não poderia ter sido tão bem contada sem o Clarence", Springsteen escreveu na introdução da autobiografia de Clemons, Big Man: Real Life and Tall Tales.

Tanto já foi dito sobre a noite chuvosa em 1971, em Astbury Park, em que Clemons e Springsteen se conheceram, que é difícil separar a verdade do mito. Na época, Springsteen era um músico de bar, e Clemons era um ex-jogador de futebol americano que passava as noites tocando sax em clubes noturnos.

Clemons logo entrou para a banda de apoio de Springsteen (que ainda não se chamava E Street Band), e quando ele gravou seu disco de estreia, Greetings From Asbury Park, no verão de 1972, Clemons foi trazido para as sessões de gravação. Nas duas décadas seguintes, ele se tornou o mais conhecido integrante da E Street Band - tanto por seu porte físico e sua igualmente forte personalidade, quanto por seu papel no palco. Ele é o único integrante da banda que aparece com Springsteen na capa do clássico Born to Run.

Nos anos 80, Clemons começou a trabalhar também como ator, aparecendo em programas de TV como Diff'rent Strokes e filmes como Bill and Ted's Excellent Adventure. Em 1985, ele também teve um hit em carreira solo, com "You're a Friend of Mine", um dueto com Jackson Browne. Em 1989, enquanto Clemons estava em turnê com Ringo Starr, Springsteen o telefonou para dizer que ele havia decidido acabar com a banda. "Eu não falei nada e nem tentei intervir", Clemons escreveu em sua autobiografia. "Fiquei muito quieto e parei de sorrir. Para o Ringo, pareceu que eu havia recebido a notícia de que alguém tinha morrido."

A E Street Band retornou em 1999 e está na ativa desde então. Clemons amava o fato de estar na estrada, ainda que lutasse contra terríveis dores nos joelhos, nas costas e nos quadris.

No início deste ano, ele tocou sax em duas faixas do novo disco de Lady Gaga, Born This Way. Ele aparece no vídeo de "Edge of Glory", e sua última performance ao vivo foi na final de American Idol, com Gaga.

clarence-clemons bruce-springsteen e-street-band

Leia também

Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’