Norma Bengell - Reprodução

Morre a diretora e atriz Norma Bengell

Ela havia sido diagnosticada com câncer no pulmão direito há seis meses

Redação Publicado em 09/10/2013, às 10h04 - Atualizado às 13h21

Morreu na madrugada desta quarta, 9, a atriz e diretora Norma Bengell. Ela tinha 78 anos e estava internada no Hospital Rio Laranjeiras, no Rio de Janeiro, para tratamento de um câncer no pulmão direito, diagnosticado há seis meses. Ela estava no CTI do hospital desde o último sábado, 5.

Um amigo da família, Angelo, disse em entrevista ao portal UOL que a artista estava bastante debilitada nos últimos dias e já não reconhecia mais ninguém.

Nascida no Rio, Norma Aparecida Almeida Pinto Guimarães D'Áurea Bengell começou a carreira como vedete aos 16 anos. Em 1959 lançou um disco e estreou no cinema com a comédia O Homem de Sputinik. A partir daí, seguiu carreira como atriz de teatro, televisão e cinema, tendo estrelado longas como o vencedor da Palma de Ouro O Pagador de Promessas, A Casa Assassinada , A Idade da Terra (foto), de Glauber Rocha, o argentino Sócio da Alcova e o italiano Mafioso. Ela entrou para a história do cinema brasileiro por ter feito a primeira cena de nu frontal. Isso aconteceu em Os Cafajestes, de 1962, quando ela tinha 26 anos.

Apesar, de ter investido mais na carreira de atriz, ela não largou a música, tendo gravado mais discos e feito participações em trabalhos de outros artistas. Chegou a subir ao palco em shows de nomes consagrados da bossa nova, como Tom Jobim, João Gilberto, Vinicius de Moraes e Roberto Menescal.

Além de atriz e cantora, Norma fez nome como diretora, tendo dirigido em 1988 Eternamente Pagu, seu primeiro longa. Depois disso ainda vieram O Guarani e o documentário Infinitamente Guiomar Novaes.

O velório será realizado nesta quarta, 9, a partir das 18h, no Cemitério São João Batista, Botafogo, Rio de Janeiro.

entretenimento glauber rocha Tom Jobim o pagador de promessas joão gilberto Palma de Ouro roberto menescal mafioso Vinícius de Moraes eternamente pagu a idade da terra socio da alcova os cafajestes a casa assassinada o guarani norma bengell

Leia também

Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King