Joseph Robinson Jr. - Reprodução

Morre Joseph Robinson Jr., executivo da gravadora Sugar Hill

O filho dos fundadores do selo, Joe e Sylvia Robinson, estava com 53 anos e teve um papel fundamental na empresa e na formação do Sugar Hill Gang

Rolling Stone EUA Publicado em 14/07/2015, às 17h09 - Atualizado às 18h40

Morreu aos 53 anos Joseph Robinson Jr, executivo da gravadora Sugar Hill Records que foi essencial na existência e na carreira do grupo de hip-hop Sugar Hill Gang. De acordo com o site NorthJersey.com, a família informou que ele estava com câncer e não resistiu à doença.

Apesar de a Sugar Hill ter sido fundada por Sylvia Robinson e o marido dela, Joe Robinson Sr., foi o filho mais velho do casal, conhecido como Joey, que teve um grande papel em tirar a cultura do hip-hop do bairro do Bronx e levá-lo para o resto do mundo. Ainda na adolescência, Robinson serviu como uma espécie de ponte entre a mãe, uma veterana da indústria musical, responsável pelo selo de R&B All-Platinum, e os jovens rappers com quem se relacionava.

Em 1979, ao receber a dica de um amigo chamado Warren Moore, Robinson foi a uma pizzaria de Nova Jersey onde Henry "Big Bank Hank" Jackson trabalhava. Jackson e Guy "Master Gee" O'Brien fizeram um teste no banco de trás do carro de Robinson. Ao lado de Michael "Wonder Mike" Wright, eles se tornaram o Sugar Hill Gang naquela noite. A canção que é considerada a primeira gravação de rap, "Rapper's Delight", saiu dias depois daquilo.

Na década de 1990, Robinson reuniu o Sugar Hill Gang, mas como O'Brien nao retornou, Robinson assumiu a função dele, assinando como "Master Gee". Em 2013, Robinson foi sentenciado a três anos de liberdade condicional por não pagar impostos.

Hip hop musica records sylvia robinson Joseph Robinson Jr Sugar Hill Gang sugar hill joe robinson Warren Moore

Leia também

Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS


Planet Hemp fará show especial e gravação de DVD comemorativo de 30 anos da banda


Furiosa: George Miller sugere que prequela de Mad Max pode ganhar sequência