Eric Rohmer, em 2001 - AP

Mostra exibe a obra do cineasta francês Éric Rohmer em São Paulo com ingressos a R$ 1

Documentários realizados para a TV francesa na década de 60 e três filmes integram a programação de Rohmer, o Homem e Suas Imagens

Redação Publicado em 09/06/2013, às 11h41

Hoje considerado um dos principais diretores franceses do pós-guerra, Éric Rohmer demorou para ser reconhecido. Enquanto François Truffaut e Jean-Luc Godard gozavam da fama, o cineasta e diretor ainda não tinha a obra devidamente compreendida – algo que só mudou em 1969, quando Minha Noite Com Ela foi indicado à Palma de Ouro, em Cannes, e, nos anos seguintes, ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1970) e Melhor Roteiro (1971).

Foi o trabalho dele para a TV francesa, realizado durante a década de 60, que ajudou a moldar as técnicas que Rohmer iria exibir no resto da carreira, até a sua morte, em 2010, aos 89 anos. E é justamente este o foco da mostra Rohmer, o Homem e Suas Imagens, que será realizada no Centro Cultural São Paulo, entre os dias 11 a 23 de junho.

O acervo da exibição traz oito documentários criados pelo francês para o Centre National de Documentation Pédagogique (CNDP) entre 1964 a 1969. Neles, Rohmer fez experimentações enquanto tratava de temas relacionados às imagens de forma didática.

Conhecido por dar ênfase aos diálogos entre os personagens, Rohmer dirigiu seu último filme em 2007. Trata-se de Les amours d'Astrée et de Céladon, cujo elenco conta com Andy Gillet e Cécile Cassel, irmã do ator Vincent Cassel. Este longa e outros dois, Os Amores de Perceval, o Gaulês (1978) e O Agente Triplo (2004), não tiveram lançamento comercial no Brasil e completam a mostra.

Para a programação completa, visite o site do Centro Cultural São Paulo.

Rohmer, o Homem e Suas Imagens

De 11 a 23 de junho

Centro Cultural São Paulo – R. Vergueiro, 1.000 – Paraíso

Ingresso: R$ 1

Informações: pelo telefone (11) 3397-4002

cinema mostra Francês centro cultural são paulo éric rohmer

Leia também

Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample