- Rami Malek como Freddie Mercury (Foto: Divulgação/ Fox FIlmes)

Muito além de The Dirt e Bohemian Rhapsody: 15 filmes para conhecer a história do rock [LISTA]

Dos anos 1950 até o 1980, diversas bandas causaram impacto no rock n' roll; conheça a história de algumas delas

Yolanda Reis Publicado em 13/04/2019, às 11h30 - Atualizado em 13/07/2022, às 08h00

Dois filmes falando sobre a histórica do rock criaram impacto nos últimos anos: Bohemian Rhapsody, contando a história de Freedie Mercury e do Queen, e The Dirt, revelando algumas das loucuras que aconteceram durante a carreira do Motley Crue.

Mamonas Assassinas são outros na fila para ter história contada no audiovisual - ganharão série, depois transformada em filme, pela Record TV.

O gênero não é novidade. Diversas bandas já ganharam documentários ou filmes mostrando suas histórias inacreditáveis. Alguns focam em integrantes, outros na história do grupo em si - mas todos exploram o mundo louco do rock.

Separamos 15 filmes para você poder conhecer um pouquinho mais sobre a história da música:

No Direction Home (2005)

O documentário promissor do supercineasta Martin Scorsese fala sobre a carreira de Bob Dylan, um dos principais astros da história da música - e a quem devemos o nome Rolling Stone (valeu!). O filme conta como aconteceu o início da fama do músico de maneira intimista, quase como se todos fizessemos parte de suas primeiras turnês

O Garoto de Liverpool (2009)

Cervejas, garotas, festas, guitarras e brilhantina: assim era a vida de um adolescente na Inglaterra na década de 1950. Não foi diferente para John Lennon.

O filme é baseado no livro: Imagine Isso: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon, de Julia Baird, meia-irmã do astro dos Beatles. Mostra como Lennon foi abandonado pela mãe, Julia, e criado pela tia, Mimi Smith, até conhecer Paul McCartney.

Stoned - A História Secreta dos Rolling Stones (2005)

A extravagância dos Rolling Stones não poderia deixar de ganhar diversas adaptações. Mas Stoned: A História Secreta dos Rolling Stones, vai além de Mick Jagger, e volta no tempo para o início da banda e seu membro póstumo - Brian Jones.

Jones foi o guitarrista fundador dos Stones e ficou na banda por sete anos. No final, em meio a desilusões amorosas e sucesso, afundou-se nas drogas. Expulso dos Stones por exagero ao se drogar, morreu afogado poucos dias depois.

Jimi: Tudo a Meu Favor (2013)

Enquanto Lennon crescia na Inglaterra, o outro lado do oceano também criava uma lenda: Jimi Hendrix. Mas não demoraram muito para se cruzar, já que Hendrix fez sua fama em Londres.

O longa mostra a chegada do músico à Inglaterra e sua estrada árdua para se consagrar como astro. Recebeu algumas críticas de pessoas próximas de Hendrix por mostrá-lo, por vezes, violentos - algo que não fazia jus à personalidade do artista, garantem.

The Doors (1991)

O filme deu um trabalho do caramba - quase 20 anos para ser produzido - mas valeu a pena. Val Kilmer se consagrou no papel de Jim Morrison, o astro do rock cheio de sex appeal dos anos 1960.

The Doors foi uma banda que realmente levou a sério a tríade "sexo, drogas e rock and roll". A história acaba com a morte de Morrison, aos 27 anos.

A Grande Trapaça do Rock N’ Roll (1981)

O punk sempre foi um dos movimentos mais escrachados do underground. E se pensarmos em um dos seus precursores, os Sex Pistols, pareceria quase irônico que um empresário estivesse por trás de tudo.

A Grande Trapaça do Rock N’ Roll explora esse lado comercial por trás do grupo. A história, porém, é controversa. Os Pistols afirmam que a banda já estava formada e convidou Malcolm McLaren para ser empresário depois. Golpe de mestre de McLaren ou não, o filme mostra exatamente o que rolou: o choque sem precedentes causado pela banda na sociedade britânica.

Controle: a História de Ian Curtis (2007)

Joy Division foi outra banda importantíssima para o desenvolvimento do post-punk na Inglaterra. Seu vocalista, Ian Curtis, personificava o desolamento e a histeria da geração: em constante desconforto existencial, sempre mostrava isso em suas letras. Suicidou-se aos 23 anos, pouco antes do segundo lançamento do grupo. O filme conta a sua história.

We Are Twisted Fucking Sister! (2014)

They wanted to rock! Twisted Sisters talvez sejam a cara dos anos 1980, com seus cabelos, roupas, maquiagens, música. A banda é extremamente visual, e consagrou algumas de suas músicas como hinos do rock.

O filme é um documentário feio na Alemanha e nos Estados Unidos mostrando o sucesso da banda através de diversas entrevistas e vídeos de arquivo.

The Runnaways - Garotas do Rock (2010)

O clássico entra em choque com a explosão causada por cinco garotas nos anos 70. Uma Cherry Bomb, de fato. The Runnaways foi uma das bandas que mais chamou atenção pelos seus diferenciais.

O longa foca na formação da banda, lá pela metade da década de 1975, e na relação entre Cherie Currie e Joan Jett. Mostra do início da banda até o final, causado por ciúmes, drogas e colapsos mentais.

Cazuza - O Tempo Não Pára (2004)

A gringa tem ótimas bandas, mas o Brasil sabe criar artistas como poucos outros países. Exemplo disso é Cazuza. O astro começou como ator, passou pelo Circo Voador do Rio de Janeiro, levou o Barão Vermelho às alturas, seguiu para carreira solo, e teve uma das mortes mais lembradas do imaginário brasileiro.

Boêmio, poeta e trágico, Cazuza recebeu o filme em sua homenagem. Alterando dramatização e imagens de arquivos, o longa seguiu a fama do músico até sua morte, em 1990, resultada por complicações da AIDS.

Somos Tão Jovens (2013)

É praticamente impossível um brasileiro ter um violão na mão e não tocar "Tempo Perdido", da Legião Urbana. O legado da banda na música é inegável.

Renato Russo, dono da voz poderosa que eternizouo grupo, tem sua história de vida escancarada em Somos Tão Jovens. Sua adolescência, os amores, as inspirações, e a mudança do punk de Aborto Elétrico para a melosa Legião Urbana, até sua morte, também advinda do HIV. 

Rocketman (2019)

Filme pegou carona no sucesso de Bohemian Rhapsody para contar história do icônico pianista e cantor Elton John. O foco do longa-metragem é o início da carreira do artista. O título é baseado no nome da faixa lançada em 1972.

Chorão: Marginal Alado (2021)

Parte da história de uma das bandas mais influentes dos anos 2000 no rock brasileiro, Charlie Brown Jr., é retratada neste documentário sobre Chorão, o vocalista e alma do grupo de Santos, litoral de São Paulo. 

Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese (2019)

Unindo ícone do folk e rock com um dos grandes nomes do cinema, documentário da Netflix é um retrato livre da turnê do músico em 1975. Longa-metragem conta com partes verídicas e fictícias.

Purple Rain (1984)

Estreia de Prince no cinema, o musical dirigido por Albert Magnoli é um clássico e rendeu Oscar de Melhor Musical Original

filme legião urbana rolling stones Beatles John Lennon the doors Jimi Hendrix Cinebiografia Sex Pistols joy division Bob Dylan Cazuza ian curtir the runnaways jim morrison twisted sisters

Leia também

Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry