Neil Young - AP

Neil Young prepara serviço de streaming de música em alta qualidade

Pono deve chegar ao mercado no início do ano que vem

Rolling Stone EUA Publicado em 05/09/2013, às 13h15 - Atualizado às 16h35

Pono, o serviço de música de Neil Young que vai fornecer aos ouvintes o download em alta definição de músicas em seu formato original, está quase pronto. A ferramenta deve ser lançada no início de 2014, segundo afirmou o músico em sua página no Facebook.

Aniversário de 10 anos do iTunes: como Steve Jobs virou a indústria fonográfica de cabeça para baixo.

“A maneira mais simples de descrever o que conseguimos é que liberamos a música do artista do formato digital e recuperamos a qualidade artística do original – como foi no estúdio”, escreveu Young. “Então tem um poder primordial.”

Junto a uma biblioteca virtual de músicas, Pono terá uma linha de players portáteis e uma tecnologia de conversão do formato digital para o analógico. O projeto foi elaborado como uma alternativa aos arquivos MP3, que são comprimidos e constantemente têm má qualidade.

“Pono começa do início: gravações de estúdio aprovadas por artistas a que tivemos acesso”, continuou o músico. “Então trabalhamos com nossos parceiros brilhantes para liberar a riqueza da música do artista para você. Não tem nada como escutar essa música – e estamos trabalhando duro para fazer essa experiência disponível a todos os amantes de música em breve.”

Ainda não há informações de quão grande será a biblioteca da Pono, mas a empresa tem um acordo com a Warner Music e no ano passado foram noticiadas negociações com outras gravadoras como Universal e Sony para adquirir o acesso às versões remasterizadas.

música streaming neil young alta qualidade pono

Leia também

Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample


Erasmo Esteves: Novo álbum de inéditas Erasmo Carlos chega às plataformas


Martin Freeman, de O Hobbit, desiste de ser vegetariano após 38 anos


Esmir Filho, diretor de Homem com H, lamenta queda de ponte no RS