Ex-companheiros de banda de Ian Curtis falam sobre a trajetória do Joy Division - Divulgação

Noite musical no É Tudo Verdade

Waldick Soriano, Wilson Simonal e Joy Division dão o tom na última sexta-feira de festival

Da redação Publicado em 04/04/2008, às 08h43 - Atualizado às 17h27

Documentários sobre personalidades musicais ou relacionados à música sempre marcam presença no É Tudo Verdade. Nomes como Philip Glass, Buena Vista Social Club e Caetano Veloso já ganharam as telonas da 13ª edição da mostra. Nesta sexta-feira, 4, a partir das 19h, tem mais música: o romantismo de Waldick Soriano, o samba de Wilson Simonal e os ares soturnos da banda inglesa Joy Division. Os três filmes são exibidos no Cinesesc, em São Paulo.

Entenda o É Tudo Verdade aqui.

Waldick, Sempre no Meu Coração abre a noite, registrando a estréia da atriz Patrícia Pillar na direção. Fã declarada, Pillar conta em cerca de uma hora a história do cantor que saiu do sertão baiano para se tornar compositor de mais de 700 músicas, entre elas letras conhecidas e regravadas, como "Eu Não Sou Cachorro Não". Taxado de "brega" ou "cantor de fossa" por alguns, Waldick tornou-se um grande ídolo nas décadas de 60 e 70, depois de ter trabalhado como lavrador e engraxate. No ano passado, foi lançado um DVD com um show gravado em Fortaleza, também dirigido pela atriz.

Às 21h, é a vez de Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei narrar a trajetória do cantor negro que ganhou destaque na época da Jovem Guarda, quando isso era exceção. Chegou a "competir" com Roberto Carlos, símbolo máximo do estrelismo pop da época. Wilson Simonal (1939-2000) acompanhou a seleção brasileira na copa de 1970, quando o time ganhou o tri, tempo em que pairavam as censuras da ditadura. Foi nesse período que Simonal ganhou o o título de "traidor", acusado de delatar conhecidos para os militares. Os diretores Cláudio Manoel, Micael Langer e Calvito Leal contam, em 84 minutos, a história do auge e da decadência do cantor.

Para fechar, o diretor Grant Gee vasculha o mito que envolve o Joy Division, conversando com Bernard Summer, Stephen Morris, Peter Hook (ex-integrantes do grupo, que formaram o New Order após o suicídio do vocalista Ian Curtis, em 1980) e outras personalidades que tiveram algum tipo de ligação com a banda. Leia aqui entrevista que o diretor concedeu à RS Brasil. O documentário homônimo ao grupo sai pouco tempo depois da cinebiografia Control, de Anton Corbijn, que foca a vida de Curtis, morto aos 23 anos.

As entradas são gratuitas. Para retirar o ingresso, é preciso chegar ao local com no mínimo uma hora de antecedência.

Cinesesc

19h - Waldick, Sempre no Meu Coração

21h - Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei

23h - Joy Division

Rua Augusta, 2075 - Jardins, SP

Informações: (11) 3087-0500

joy-division e-tudo-verdade wilson-simonal waldick-soriano

Leia também

Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais